by Tânia Gori

Calêndula – A Erva do Perdão

Nome Popular: Maravilhas, mal me quer, flor de defunto, maravilha do jardim, verrucária, souci dês jardins, cappucina dei campi e marigold.

Nome Científico: Calêndula officinalis

Partes das Plantas a Serem Usadas: Flores e folhas

Planeta: Sol

Elemento: Ar e o Fogo

Gênero: Masculino

Deidades: Apollo e Amaterasu

Função Terapêutica: A calêndula é antiinflamatória, analgésica, antiespasmodico, emenagoga, regula a menstruação, anemia nervosa, aparelho genital feminino, queimaduras, feridas, analgésica, antiulcerosa, antiviral, vasodilatador, e tônico para a pele.

A infusão das flores é usada contra escorbuto, inflamações nos olhos, úlceras gástricas e problemas digestivos e suas folhas são empregadas como resolutivas nas inflamações purulentas, calos, verrugas e também em tratamentos de artritismo e doenças nervosas,

Na medicina popular, a infusão da planta também é usada para lavar a boca contra doenças das gengivas.

Contra Indicações: Gravidez. A planta fresca pode produzir dermatite de contato. E em excesso pode provocar depressão, nervosismo, falta de apetite , náuseas e ate vômitos.

Função Mágica: Reconfortante para o coração e a alma, traz alegria aos tristes e deprimidos e equilíbrio aos que têm oscilações de humor.

Tranqüilizadora, protege contra feitiços, ajuda a ver a dança das fadas e é boa para adivinhações.

Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndula feita em uma noite de lua crescente e colocada na porta de entrada da casa espanta qualquer mal e um buquê colocado sob a cama pode realizar todos os sonhos.

Uma crença alemã diz que se a calêndula não abrir suas flores até 7 horas pode aguardar que vem chuva.

Têm também a função de proteção, colhida ao meio dia a calêndula é extremamente poderosa e eficaz contra feitiços de inimigos.

Para obter a orientação nos problemas, basta colocar três flores frescas sob o travesseiro, pedindo – lhe ao dormir, que mostre as soluções e a resolução do mesmo. 

A calêndula é a erva do perdão, ótima para quem quer esquecer traumas ou lembranças ruins.

Habitat\Cultivo: Herbácea anual, ereta,ramificada de 30-60 cm de altura. Folhas simples de 6-12 cm de comprimento.Flores amarelas ou laranjadas dispostas em capítulos terminais grandes. Multiplica-se por sementes. Adapta-se a qualquer clima, podendo se encontrada em estado silvestre em quase todas as regiões do mundo. Semeia-se de preferência na primavera e no verão. As sementes preferem locais ensolarados e solos bem drenados.

Origem, História e Lendas da erva:.

A calêndula é uma erva originaria do Egito e que logo se difundiu por toda a Europa. Era conhecida de todos os antigos herbalistas como uma flor de jardim que abre suas flores quando o sol nasce e as fecha quando o sol se põe. No Cristianismo é a flor associada à Virgem Maria.

Uma das suas lendas diz que a pessoa que pisar descalça em suas pétalas sem amassá-las começará a entender a linguagem dos pássaros.

Usada como floral brasileiro é indicada para pessoas que se esconde atrás da dureza, que não assumem a sua sensibilidade e usam a mascara do guerreiro para esconder a pessoa frágil e sensível que são.

Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades rejuvenescedoras.

Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.

Na idade Media era muito apreciada para colorir sopas, em substituição ao açafrão e a partir daí passou a ser chamada de “açafrão dos pobres”. As mulheres medievais davam brilho avermelhado ao cabelo com lígulas amassadas dessa planta.

Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na pratica.

No Brasil o ministério da saúde aprova o uso fitoterápico da calêndula.

Noivinha do sol é assim que a Calêndula era conhecida em alguns povos na antiguidade.

Aplicação na culinária: Pode aplicar em arroz,sopas, queijos- creme, iogurte,manteiga,omeletes,pratos com leite,pães e bolos. Essa flor acrescenta um colorido muito bonito a salada. Substitui o açafrão.

Um patê de ricota, creme de leite ou iogurte natural com pétalas de calêndula pela manhã refaz a energia, aumenta a capacidade de compreensão e raciocínio.

Receitas Encantadas & Terapêuticas:

  • FeridasCataplasma – Esmagar um punhado de folhas e flores frescas de calêndula até obter uma pasta, que deverá ser aplicada diretamente ou entre dois panos sobre o local afetado
  • Gripe – Infusão – em 100g de água quente colocar 5g de folhas ou flores de calêndula. Coar e adoçar com mel, bebendo antes de deitar
  • Intestino (dores) – Tintura: macerar 15g de flores frescas de calêndula em 50g de álcool de cereais a 70º. Depois de oito dias filtrar o liquido, conservando-o em um vidrinho conta-gotas. Tomar dez gotas diluídas em pouca água. Decocção : cozinhar 2g. de folhas e flores de calêndula em um quarto de litro de água. Coar, adoçar com mel e beber durante o dia.
  • Reumatismo, contusões e dores musculares – Aplicar duas vezes ao dia durante 15 minutos a pasta preparada com 2 colheres de sopa de folhas e flores amassadas.
  • Loção para desperta a beleza – 1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maça.
  • Úlceras externas, veias congestionadas ou luxações – Colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto após 1 semana a um mês. 
  • Escalda-pés – Refaz a energia gasta durante o dia e traz um sono gostoso e tranqüilo.
  • Furúnculo – Tomar 02 xícara de chá por dia de infusão de calêndula, 50g de flores para 01 litro de água fervente, infundir por 10 minutos e aplicar compressa da pasta de flores cozidas no local infeccionado. 

Salada da Prosperidade  – (Um prato para dias quentes)

2 xícaras de arroz 

Pétalas de calêndula

1 xícara de ervilha cozida

Azeite de oliva

Vinagre de vinho branco

Sal a gosto

Pimenta calabresa a gosto

Folhas de hortelã

Cozinhe o arroz com as pétalas de calêndula em água com um pouco de sal. Misturar esse arroz frio, com a ervilha e temperar com azeite, vinagre , o sal e a pimenta calabresa. Picar algumas pétalas de calêndula junto as folhas de hortelão e misturar com o arroz.

Consagre esse prato a Apollo e faça-o em uma noite de Lua crescente.

Incenso de Cura

2 partes de Mirra

1 parte de canela

1 parte de flores secas de calêndula

Queime para acelerar o processo de cura enquanto fizer sua visualização. 

Tinta Mágica da Prosperidade

Faça um chá de flores de calêndula e misture com suco de limão. 

Use essa tinta para escrever com uma pena seu pedido de prosperidade em uma noite de Lua crescente. Visualize as letras com energia. Peça para Apollo atender logo seu pedido.

Queime esse papel na chama de uma vela amarela.

Banho do Perdão

Um punhado de Calêndula (Flor)

Um punhado de Crisântemo

Um punhado de Boldo do Chile

Um punhado de Carqueja

Misturar em processo de infusão em água quente podendo seu usado em forma de banho ou escalda-pés.

Talismã de Proteção

Em um dia que o sol estiver no signo de Virgem, embrulhar flores de calêndula, com um dente de lobo e varias folhas de louro em um pedaço de pano vermelho. Carregar na bolsa ou no bolso.

Ungüento de São Lucas – Para encontrar o amor verdadeiro

Em uma noite de Lua Cheia misturar flores de calêndula fresca, tomilho, losna, manjerona e macerar com vinho e mel. Depois untar o corpo e rezar para São Lucas para que ele indique em sonho o melhor candidato.

Pomada de calêndula para uso cicatrizante

1 xícara de café de água destilada

3 colheres de café de tintura de calêndula

4 colheres de vaselina creme

Dilua a tintura com a água fervida. Misture a vaselina e aplique diretamente sobre o ferimento, para uma cicatrização mais rápida. Utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura. Use sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes por dia. 

Banho para despertar o Poder do Prazer

Durante três noites de Lua Cheia deixe em uma garrafa azul um litro de água tomando seu sereno. Após esse período acrescente açúcar, sal, mel, colorau, calêndula, camomila, canela, essência de morango, essência de chocolate, essência de baunilha e nove tipos de flores diferentes. Ferva por 9 minutos e consagre a Lua Cheia. Tome o banho da cabeça para baixo.

Toque da Bruxa: O óleo da calêndula é indicado para combater o ressecamento dos mamilos de mulheres em fase de amamentação, não sendo prejudicial ao bebê. Também protege contra os raios UVA e B.

O nome calêndula tem origem na palavra latina calendae, porque se acreditava que sempre havia essa flor aberta no primeiro dia de cada mês (calendae).

Plantada á volta da casa afasta formiga. 

Chá com Tânia Gori – Tema: Calêndula

Texto e Pesquisa : Tânia Gori – Bruxa e escritora

Tagged as: , , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: