Poções & Encantos by Tânia Gori

A Dieta dos Signos

Reflexão do Agora

dieta dos signos

A astrologia atribui a cada signo, a regência de partes do corpo. Igualmente, os alimentos têm relação com os planetas e signos e um bom astrólogo, ao comparar o horóscopo de uma pessoa com o elenco de alimentos disponíveis, pode auxiliar na escolha de suplementos que compensem as carências de vitaminas e minerais desse nativo. Entenda-se que esse sistema não exclui nem substitui o trabalho da nutricionista nem do seu médico. Mas é uma interessante e antiquíssima visão sobre a dieta mais adequada a cada signo.

Áries

Áries rege a cabeça, incluindo visão, audição e paladar. Na alimentação, ele preside a maioria dos condimentos – alho, cebola, gengibre, pimentão, pimenta, caril e mostarda. Não é a toa que prefere comidas bem temperadas. Importante que beba muita água. A vitamina A, além de beneficiar a pele, é indispensável para manter a boa visão. Suas principais fontes são: leite, manteiga, vegetais de folhas verdes e frutas de polpa amarela. O excesso de peso raramente será um problema para o ariano.

Touro

Seu domínio anatômico é o pescoço e a garganta. Deve evitar bebidas muito geladas ou muito quentes. Este signo rege o iodo e o taurino pode necessitar de uma dose maior dessa substância. Vênus, seu planeta regente, poderá determinar uma carência de vitaminas A e E, de iodo e cobre. As fontes desses elementos são os damascos, maçãs, pepinos, ameixas, tomates e espinafre. Uvas, figos, pêssegos e trigo, também são substâncias ligadas a Touro. Mas, cuidado com os excessos. Taurinos engordam com facilidade.

Gêmeos

Rege os braços, ombros, pulmões e o sistema nervoso em geral. Sua digestão é boa, mas a inquietação e a tensão, desequilibram seu sistema nervoso, dificultando a eliminação dos alimentos, dores de cabeça e dificuldades respiratórias. Gasta uma quantidade espantosa de energia mental e isso precisa ser reposto. Ele pertence à categoria dos “enjoados” para comer e depois de eleger algumas coisas, tende a come-las dia após dia. Deve ingerir proteínas, que fornecem calor e vitalidade. Elas podem ser encontradas na carne, peixe, ovos, queijos, castanhas, grãos integrais e legumes.

Câncer

Este signo rege principalmente o estômago, os seios e o pâncreas. Quando um canceriano se aborrece, o estômago é quem paga. É preciso NUNCA se alimentar quando estiver zangado. Ele gosta de boa comida e em geral, é bom cozinheiro. Repolho, pepinos, chicória, alface, agrião, cogumelos, abóbora, aipim e sucos de abacaxi, cenoura, aipo e coco, estão especialmente indicados.  É importante evitar os condimentos fortes, as temperaturas extremas (calor e frio) e as quantidades exageradas. Melhor fazer várias refeições ao dia.

Leão

Na anatomia zodiacal, Leão rege o coração e a coluna vertebral superior; a circulação sanguínea e o baço. Ele tem grande facilidade em assimilar os nutrientes do que ingere e não necessita de grandes quantidades de alimentos. Precisa reservar um tempo para descanso após as refeições. Deve evitar alimentos ricos em colesterol ruim, como ovos, manteiga, carnes gordas, o que poderá prevenir moléstias cardio-circulatórias precoces. Deve abusar dos alimentos regidos por seu signo – frutas cítricas, canela, mel, arroz, louro, girassol, açafrão, tomates, uvas (secas e frescas).

Virgem

Este signo rege os intestinos, o canal digestivo e a cavidade abdominal. Uma vez que esse nativo está mais sujeito do que os demais a perturbações intestinais, bem como a desnutrição, deve seguir um regime alimentar que inclua todos os elementos essenciais. A carne o peixe e os ovos são ricos em proteínas, enquanto os vegetais contêm mais carboidratos. Todos possuem conteúdo vitamínico e mineral e o virginiano deve combiná-los. É importante comer em horas certas e quando estiver tranquilo e nunca lançar mão de laxativos ou digestivos químicos. Melhor apelar para os chás de erva-doce, camomila, gengibre e hortelã-pimenta e consumir frutas como o mamão e a ameixa, ou ainda fibras, que são laxativos naturais.

Libra

Libra preside os rins, supra-renais e a coluna lombar; a destilação e a filtragem dos líquidos do corpo em geral. Precisa beber muita água e sucos de frutas e limitar sua taxa de açúcar. O trabalho eficiente dos rins é necessário para o equilíbrio geral do organismo, logo, a alimentação do libriano deve ser rica em frutas, saladas, carnes magras, evitando-se as massas e as comidas pesadas. Vênus, planeta de Libra, rege a hortelã, trigo, condimentos de cheiro agradável, maçãs, peras, figos, damascos, uvas, amêndoas e groselhas.

Escorpião

Esse signo rege os órgãos reprodutores, a bexiga, a próstata, os testículos e o reto (ânus). O nativo desse signo deve praticar a moderação principalmente com suas emoções, para evitarem indigestões que, para ele, podem resultar em auto-intoxicação. Não é à toa o ditado de que o Escorpião pode envenenar-se com seu próprio ferrão. Muita fruta, vegetais e trigo integral devem fazer parte de sua dieta. Os laxativos químicos substituídos por naturais (ver recomendações para Virgem). Aipo, quiabo, manjericão, estragão, cenoura, pepino, cebola e vagem são alimentos associados a esse signo.

Sagitário

Rege os quadris, coxas, ciático e fígado. O apetite desse nativo costuma ser assombroso, Apesar da fama de “rei da churrascaria”, deve alternar essas orgias gastronômicas com alimentos como o aipo, cenoura crua, rabanetes e sucos de legumes que, além de aplacarem a fome, são alimentos associados a esse signo. Bebidas alcoólicas são um capítulo à parte, principalmente a cerveja. Cuidado com os excessos. O potássio e o silício que ele precisa pode ser encontrados nos tomates, alfaces, beringelas, salsas, aspargos, espinafres e pepinos.

Capricórnio

Rege os joelhos, as articulações, a pele, os cabelos e os dentes.  Sua dieta é  muito simples, mas trará grandes benefícios. É importantes variar a alimentação introduzindo maior variedade de legumes e algumas ervas que dão sabor e também fornecem as vitaminas e minerais necessários. Evitar bebidas geladas antes e durante as refeições. O aneto, o aipo, a erva-doce, a alface, a cevada, o broto de alfafa, o alecrim e o coentro são apenas algumas sugestões. Além disso, é importante a ingestão de produtos que concentrem grande quantidade de cálcio, como queijo, leite, araruta e couve.

Aquário

Rege os tornozelos e a circulação sanguínea em geral; também o sistema nervoso e a eletricidade do corpo. A maioria das doenças do aquariano é de origem psicossomática. Mesmo “comendo para viver” e não “vivendo para comer”, é importante fornecer ao corpo uma alimentação adequada, com muita proteína, mas pouca carne. Nervoso, deve abusar de chás de camomila, lúpulo ou tília. O gengibre e o poejo, a alfafa, o aspargo, araruta, o quiabo, o rabanete, a páprica, o orégano, a calêndula, são exemplos de alimentos ricos em vitaminas A, B, cálcio, magnésio e enxofre, carências principais desse nativo.

Peixes

Rege os pés, circulação das extremidades, glândulas lacrimais. Ele é pura emoção e para que a sua digestão seja boa, deve comer pequenas porções e apenas quando estiver sossegado. Intoxica-se com facilidade e deve evitar alimentos pesados ou com temperos exóticos e mais ainda, as bebidas alcóolicas, salvo o vinho, de vez em quando. Frutos do mar (inclusive as ostras), preparados de forma simples, carnes magras, leite, banana, aveia, melão, vegetais de folhas verdes e broto de feijão, são itens que devem estar presentes na alimentação desse delicado nativo.

Fonte: Glória Britho

Leia mais: http://www.aglaedh.com/products/a-dieta-dos-signos/

Tagged as: ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: