Samhain
Há muita divergência quanto à pronúncia da palavra, mas acredito que seja Sal-Uin (Sow-ween). Essa é a noite em que a barreira entre nosso mundo e o mundo dos espíritos fica mais fina. É quando o Deus Cornudo se sacrifica para se tornar a semente de seu próprio renascimento em Yule. É quando os pastores recolhem o gado e o povo esconde-se em casa, fugindo da época mais escura do inverno. A data marca o fim (e o início) do calendário Celta. É celebrada pelos Cristãos como o Dia das Bruxas, o famoso Halloween (All hails eve), é a festa dos mortos. A noite de Samhain se encontra no meio exato entre o Ano que se vai e o que vem pela frente, e é, portanto, uma data atemporal. Segundo a tradição, é quando desaparecem os véus que separam o mundo dos vivos do mundo dos mortos, dos espíritos, o que facilita o acesso à sabedoria dos nossos ascenstrais. Em algumas tradições wiccanas é costume a bruxa(o) jejuar um dia inteiro antes de realizar o sabá. Este é um dos mais importantes sabás e é um dos mais conhecidos de todos os sabás e também o mais mal interpretado e temido.
Houve uma época na historia em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.
Os alimentos deste sabá são maças, tortas de abóbora avelãs, bolos para os mortos, milho, sonhos e bolos de amora silvestre, cerejas, sidra e chá de ervas. Os incensos são de maça, heliotropo, menta, noz moscada e sálvia. As cores das velas são preta e laranja. As pedras são todas as pedras negras, especialmente, azeviche ônix e obsidiana. As ervas são bolotas, beladona, maçã, plaha, abóboras, sálvia, folhas de carvalho.
Ritual
Comece traçando um círculo de 3m de diâmentro, usando giz ou tinta branca. coloque 13 velas, pretas e laranjas em torno do círculo e à medida que for acendendo cada uma diga:
Vela samhain de fogo tão brilhante consagre este círculo de luz.
Erga o altar voltado para o norte e coloque 3 velas, uma branca uma preta e uma vermelha, para representar as facas da deusa tríplice. À esquerda das velas coloque um cálice com sidra e um prato de sal. À direita das velas, coloque um incensário com incenso próprio do sabá e uma tigela com água. Diante das velas coloque um sino, o punhal e uma maçã vermelha.
Soe o sino 3 vezes e diga:
Sob o nome sagrado da Deusa
e sob sua proteção,
inicia-se agora este ritual do sabá
Salpique um pouco de sal e água em cada ponto do círculo para limpar o espaço de qualquer negatividade. Pegue o punhal cm a mão direita e diga:
Ouça bem elementos,
ar, fogo, água, terra
pelo sino e pela lâmina eu vós convoco
nesta sagrada noite de alegria
Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com a sidra e diga:
Eu te ofereço. Oh Deuses,
este néctar da estação
Coloque de volta no altar. Acenda o incenso e as 3 velas do altar e diga:
Três velas eu acendo
em tua honra, oh deusa:
branca para a virgem
vermelha para a mãe
preta para a anciã
Oh deusa de todos as coisas selvagens e livres,
a ti ergo este templo sagrado
em perfeito amor ,
em perfeita confiança
Pegue o cálice com ambas as mãos e derrame algumas gotas da sidra sobre a maçã, dizendo:
Ao ventre da deusa mãe
retorne agora oh Deus Chifrudo
até o dia em que novamente renascerá
A grande roda solar
gira mais uma vez
o ciclo esta das estações não termina nunca.
Abençoadas sejam as almas daqueles
que viajaram além
apara o mundo escuro dos mortos
eu derramo este néctar
em honra à sua memória
que a deusa os abençoe
com luz. beleza e alegria
Abençoado sejam!
Abençoado sejam!
Beba o resto da sidra. Toque o sino3 vezes, desfaça o círculo apagando as velas de cores preta e laranja, começando do leste na direção anti-horária. Peque a maçã do altar e enterre-a do lado de fora para nutrir as almas dos que morreram no último ano.
O ritual está completo e deve ser seguido de meditação, divinação em bola de cristal, recital de poesia mística inspirada na Deusa e uma prece das Bruxas(os) pelas almas de todos os membros da família e dos amigos que passaram para o Plano Espiritual.
Do site: http://www.magiawica.hpg.ig.com.br
Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori