
- Cravo
Nome popular: Craveiro, cravina-dos-jardins, cravina-do-poeta, cravo, cravo-bordado, cravo-mimoso.
Nome científico: Dianthus caryophyllus
Astro: Sol
Deidades: Marte, Quíron e Zeus
Elemento: Fogo
Gênero: Masculino
Partes da planta a serem usadas: Sementes e flores
Função terapêutica: Além de sudorífero e tônico, é usado para afecções do peito, dores de cabeça, paralisia das pernas e tonturas.
Contraindicação: Não encontrada na bibliografia pesquisada.
Função mágica: Seu poder está ligado à proteção e à saúde e seu aroma é altamente afrodisíaco, excitante e expectorante. Se tiver um convalescente em casa, ponha alguns cravos em sua cabeceira para energizá-lo e apressar seu restabelecimento. Alguns cravos dentro de um pequeno saco de veludo preto servem de poderoso amuleto contra doenças e mau-olhado.
Habitat e cultivo: Planta herbácea vivaz e pluriflora de até 01 m de altura. As folhas são lineares, grossas e compridas, e as flores têm cores variadas, como branco, amarelo, rosa e vermelho.
Origem, história e lendas da planta: Provavelmente nativo da região do Mediterrâneo, na Europa, e aclimatado no Brasil. O cravo (Dianthus caryophyllus), flor do craveiro, é muito cultivado como ornamental, para o comércio de flores e para extração do óleo essencial das pétalas para uso em perfumaria. Durante a Inquisição, as bruxas carregavam cravos junto ao corpo para se protegerem da captura, da prisão, do enforcamento e da fogueira. Nas zonas rurais da Inglaterra, as pétalas das flores do cravo são embebidas no vinho.
O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é o botão da flor do craveiro-da-índia. O craveiro-da-índia é uma árvore de até 15 m de altura, com madeira de excelente qualidade, originário das ilhas Molucas, Indonésia. Ele foi levado da Indonésia para a China, depois para a Índia e, de lá, para a Europa e Américas. Ele é conhecido como cravinho, cravo-aromático, cravo-de-cabecinha e giroflê. Além de ser uma especiaria usada como condimento desde a antiguidade, o cravo-da-índia é antisséptico, alivia a náusea e a dor de dente e é aromatizante de incensos. Dele se extrai um óleo que é bastante utilizado em odontologia, farmácia e perfumaria. No início do século XVI, ele era uma das especiarias mais valorizadas no mercado, pois 01 k de cravo-da-índia equivalia a 07 g de ouro. Ele tem a função mágica de purificar os ambientes, equilibrar todos os chacras, despertar a força interior e a espiritualidade, desenvolver a sensualidade e abrir os caminhos da atração.
Ao mesmo vocábulo cravo prendem-se os sentidos dados ao cravo de cravar; ao cravo, instrumento musical; ao calo, à espinha, à acne; à flor do craveiro; à semente aromática da Índia. A palavra cravo, com sentido de cravo de cravar, como o prego, já existia no século XIII. O cravo, botão da flor do craveiro-da-índia, se tornou conhecido como cravo por ser uma especiaria com formato semelhante ao do cravo ou prego de cravar. O cravo, flor do craveiro, passou a se chamar cravo por ter perfume semelhante ao cravo, especiaria. O cravo, especiaria, passou a se chamar cravo-da-índia a partir do momento em que o cravo, flor, se tornou popular.
Aplicação na culinária: As pétalas frescas servem para aromatizar compotas, saladas e vinhos, e as pétalas cristalizadas são usadas para acompanhar sobremesas.
Receitas encantadas
Chá para atrair dinheiro
1/2 litro de água mineral
01 cálice de cravo-da-índia
02 cálices de cedro
01 cálice de endro
01 cálice de pimenta-da-jamaica
Ferva todos os ingredientes em dia de Lua crescente. Quando amornar, beba o chá visualizando apenas dinheiro.
Incenso para afastar mau-olhado
02 partes de benjoim
01 parte de cravo seco
01 parte de sálvia
Queime para trazer harmonia para você e para a sua casa.
Poção da paixão
01 colher de chá de canela em pó
01 colher de chá de cravo-da-índia em pó
01 colher de sopa de raiz de mandrágora em pó
01 colher de chá de pétalas de rosas
10 gotas de óleo de rosas
Em noite de Lua cheia, misture todos os ingredientes na água. Salpique algumas gotas no lugar onde você vai passar ou vai dormir, enquanto repete estas palavras: Mandrágora e cravo, coração de uma rosa, onde esta poção eu pingar, uma doce paixão crescerá!
Toque da bruxa
Dianthus > dianto > que apresenta duas flores de forte fragrância,foi o nome que os gregos deram ao cravo porque o consideravam divino e o usavam para confeccionar coroas e grinaldas para os festivais. Diz-se que a variedade de cravos amarelos simboliza a rejeição e o desprezo, enquanto que em alguns países a variedade de cravos vermelhos simboliza a liberdade.
Texto e pesquisa da escritora e pesquisadora Tânia Gori.
Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori