by Tânia Gori

Canela – A Erva da Paixão

A canela é originária do Sri Lanka, do sudeste da Índia e do Ceilão, onde suas folhas são usadas como principal alimento do bicho-da-seda. No Brasil, a canela foi introduzida no final do século 18, pelos jesuítas. A árvore da canela pode chegar a até 10 m de altura, suas folhas são grandes e ovaladas, suas flores, brancas ou amarelas, exalam um aroma característico. 

Os antigos egípcios usavam a canela para embalsamar as múmias. Em 1200 a.C. Ramsés III apresentava oferendas deste tempero às divindades. No Antigo Testamento foi usada por Moisés no Tabernáculo. Existe uma lenda que diz que a rainha de Sabá entregou a canela ao rei Salomão como um dos aromas destinados a ungir a Arca da Aliança, que contém os códigos sagrados. Em 500 a.C., Hipócrates escreveu sobre a importância de suas propriedades medicinais. Existem relatos de textos chineses que se referem ao uso da canela como planta medicinal há 4 mil anos. Em tempos antigos, as especiarias eram consideradas tão preciosas que costumavam ser religiosamente guardadas e fechadas à chave. Seu uso era um sinal de riqueza, inacessível à grande parte da população. A canela era usada pelos gregos, como símbolo de sabedoria e do amor, para aromatizar os vinhos. Na Grécia ela tomava parte nas procissões a Dionísio. 

De gênero masculino, a parte usada da planta é a casca, em pedaços ou moída. Na gastronomia sua aplicação é vasta, entrando no preparo de vários pratos e guloseimas.

Nome popular: falsa-canela, canela-da-índia, canela-da-china.

Nome científico: Cinnamomum zeylanicum

Planetas: Sol e Mercúrio.

Elementos: Fogo e Ar.

Deidades: Afrodite e Eros.

Função terapêutica: combate leucorreias, febres, escorbuto, vômitos, hipertensão, resfriados e digestão lenta. É também usada contra gases, dores abdominais e úlceras estomacais. Na cosmética a canela é usada para dar brilho aos cabelos e também em pastas dentais e óleos bronzeadores. Pode ser usada contra sarna e piolhos. A canela combate a preguiça e estanca o sangue.

Contraindicações: a canela é abortiva. Pode causar alergias cutâneas. Não usar em quem sofre de úlcera péptica gastroduodenal. Evitar em casos de alcoolismo e câncer de próstata.

Função mágica: seu poder está ligado à espiritualidade, à saúde, ao sucesso, à proteção e ao amor. O pó usado como incenso espalha no ambiente poderosa espiritualidade. Um pauzinho de canela usado como amuleto em um pequeno saco de cetim amarelo atrai dinheiro. Em vez de perfume, experimente passar um pouco de pó de canela; é um poderoso atrativo para o sexo oposto. Antes do ato sexual, aspire um pouco do pó da canela para aumentar sua disponibilidade para o sexo. Sua energia é restauradora, exalta o otimismo e a alegria. O molho de maçã temperado com canela é um excelente alimento de amor. Segundo Scott Cunningham, para realçar o amor numa manhã de Lua cheia, encha uma colher de chá com canela moída e despeje o tempero em uma fatia de pão, formando um coração, visualizando o amor desejado. Espalhe a canela no pão e coma.

Receitas terapêuticas e encantadas

  • Estômago (atonia gástrica): tinturas coloque 50 g de casca de canela em um quarto de litro de álcool de cereais. Depois de 24 horas, filtre o líquido e coe em uma garrafa, consumindo-o em colheres, antes das refeições.
  • Gripe: infusão – coloque 5 g de casca de canela, 5 g de eucalipto e 10 g de alcaçuz em uma xícara de água fervente, deixando em infusão por aproximadamente dez minutos. Filtre o líquido e adoce-o com mel antes de beber.
  • Fraqueza: elixir – macere em um litro de vinho por 24 horas, 25 g de casca de canela e 10 g de hortelã fresco. Filtre e coloque em uma garrafa, consumindo o líquido em pequenos cálices toda vez que se sentir cansado.
  • Dor de barriga: infusão de 8 a 15 g de casca de canela para cada um litro de água. Tome uma xícara quando sentir dor, até 4 vezes ao dia.
  • Cólica menstrual: faça uma infusão de 8 a 15 g de casca de canela ou folha para um litro de água. Tomar uma xícara 2 a 3 vezes ao dia.

Doce de figo– prosperidade e sucesso

1 colher de chá de canela em pó

1 kg de figos

4 xícaras de açúcar mascavo

100 ml de água

Corte os figos em cubos. Leve ao fogo o açúcar com a água, deixe ferver e mexa até ficar em calda. Junte os figos, polvilhe-os com a canela e deixe ferver lentamente até formar ponto de pérola. Consuma com a intenção de ter prosperidade.

Bolo da prosperidade

1/3 de xícara de óleo

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de fermento em pó

1 xícara de açúcar

1 xícara de cenoura ralada

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres de sopa de erva-doce

4 ovos

Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo. Adicione as gemas e bata até a mistura ficar fofa. Misture a cenoura, a farinha e o fermento. Adicione o óleo, a canela e a erva-doce. Misture e coloque em uma forma refratária. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos. Consagre esse bolo ao Sol. Acenda duas velas amarelas e reparta o bolo com seus amigos e vizinhos.

Pot-pourris de tranquilidade

Canela em pau e em pó

Hortelã e alfazema secas

Óleo de alfazema

Pétalas de rosa, margaridas e peônias secas

Raiz de lírio em pó

Em uma noite de Lua crescente, misture as pétalas secas. Junte a alfazema seca, os paus de canela e, por cima, espalhe uma colher de sopa de pó de canela, a hortelã seca e a raiz de lírio em pó. No final, salpique com gotinhas de óleo de alfazema. Guarde em recipientes decorativos e coloque espalhados pela casa.

Banho afrodisíaco

7 colheres de chá de canela em pó

7 colheres de chá de erva cidreira

7 folhas de cada: colônia, eucalipto e hortelã

7 rosas vermelhas

Colocar todos os ingredientes em três litros de água fervente. Deixe em infusão por cinco minutos. Coe se desejar. Deixe em uma temperatura agradável para o seu corpo e vá derramando lentamente da cabeça para baixo, sempre mentalizando seu desejo.

Poção para autoestima

1 parte de cada: anis, canela e verbena

Pétalas de rosas vermelhas

Prepare uma decocção com o anis e a canela. Junte as rosas e a verbena. Tome este chá numa sexta-feira de Lua crescente. Se preferir, adoce com mel. Acenda duas velas vermelhas na hora de fazer o a poção.

Pó para viagem astral

1 parte de artemísia

1 parte de canela

2 partes de sândalo em pó

Espalhe em lençóis e travesseiros antes de dormir, para encorajar conscientemente a viagem astral direcionada.

Banho da prosperidade

1 pedaço de canela

1 punhado de cravo-da-índia

1 punhado de semente de milho

1 punhado de sementes de girassol

4 sementes de maçã

8 folhas de louro

Velas verde, amarela ou laranja

Em infusão, misture todos os ingredientes. Ferva por oito minutos em dois litros de água. Esse banho terá mais força se for feito em uma Lua crescente e nos dias 8, 17 ou 26 do mês. Acenda uma vela da cor sugerida e mentalize a prosperidade desejada. Jogue o banho da cabeça para baixo

Sabonete para o dinheiro

1 parte de cada: canela, manjericão e pinheiro

2 partes de hortelã

3 partes de patchuli

Use a receita do sabonete dada nos Preparados de Base no início do livro e misture todos os ingredientes a ela. Lave suas mãos diariamente com este sabonete para atrair dinheiro ou use antes de rituais para Lua crescente.

Sabonete para aumento de seu poder pessoal(Sabonete da Bruxa)

1 parte de canela

1 parte de suco de laranja

2 partes de pinheiro

3 partes de alecrim

Use a receita do sabonete dada nos preparados de base e misture todos os ingredientes a ela. Lave-se com esse sabonete antes de qualquer ritual que precise de confiança e poder pessoal.

Chá afrodisíaco 

1 xícara de água

2 pauzinhos de canela

Mel

Rodelas de limão

Acenda duas velas rosa. Coloque em uma panela a água e a canela. Leve ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e abafe por cinco minutos, peça a Afrodite o estímulo necessário. Coe e acrescente a rodela de limão. Beba depois das principais refeições. 

Xarope contra gripe, resfriado e catarro

½ copo de água

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 pau de canela médio

2 folhas de hortelã

2 limões grandes

3 colheres de açúcar 

5 cravos da índia

Mel

Lave bem os limões e corte-os em quatro. Numa panela pequena, leve ao fogo uma colher de chá de água e o açúcar, até virar caramelo. Junte o limão e amasse bem. Coloque o gengibre, o cravo e a canela. Deixe ferver com mais um pouco de água, por aproximadamente cinco minutos. Junte o mel e as folhas de hortelã, desligue o fogo e tampe. Deixe descansar por vinte minutos.

Incenso de atração

1 parte de corante azul

1 parte de óleo de girassol

1 parte de salitre

2 partes de mirra

4 partes de canela

4 partes de sândalo

8 partes de olíbano

16 partes de serragem

O aroma agradável desse incenso atrai pensamentos agradáveis. 

Infusão para clarividência

Artemísia

Canela

Louro

Noz-moscada

Pétalas de rosa

Em uma noite de Lua cheia coloque em um bule todos os ingredientes e encha com água fervendo. Deixe a infusão fechada por alguns minutos. Retire a tampa e aspire o vapor por alguns momentos. Visualize o aroma místico abrindo sua consciência psíquica, depois, deite-se e faça previsões. Se desejar, beba também um pouquinho da infusão e deixe o vapor continuar a se elevar no ar, conforme desenvolve sua consciência psíquica.

  • Toque de Bruxa: a palavra canela é derivada da palavra indonésia Kayu manis, que significa “madeira doce”. Mais tarde recebeu o nome hebreu quinnamon, que evoluiu para o grego kinnamon. Para atrair o amor em seu caminho, tome um banho com canela e cravo e coma cerejas. Segundo Paracelso, usa-se a canela para preparar perfumes mágicos para o Sol e também para filtros do amor. 
Chá com Tânia Gori Radio Vibe Mundial FM 95,7

Texto e Pesquisa : Tânia Gori – Bruxa e Escritora.

Tagged as: , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: