Chalchiuhtlicue é a deusa asteca da água corrente e nascentes, rios e lagos, que traz fertilidade para as colheitas. Seu nome significa “Mulher da Saia de Jade”, ou “Senhora Preciosa saia verde de pedra”. Ela é descrita com nenúfares, vestidos em tons de azul aguado e verdes, e às vezes tem de quetzal-penas em seu cabelo. Ela é a irmã mais velha ou consorte a Tlaloc, o deus da chuva. Apesar de Tlaloc era um deus benevolente, muitas crianças e bebês foram sacrificados a ele. Se as crianças choravam no caminho para ser morto, era um sinal de que a chuva viria, ea população se alegrou.
Na mitologia asteca, este mundo já viu cinco Suns, ou criações, os quatro primeiros, que correspondem aos quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Chalchiutlicue provocou a destruição do Quarto Sol, liberando 52 anos de chuvas torrenciais para inundar a Terra (muito parecido com Ix Chel da Maya fez) que ela também protegidos Humanidade mudando as pessoas em peixes, de modo que as águas não afogá-los, e através da criação de uma ponte ligando a Terra ao Céu para aqueles em seu favor.No Codex Fejervary-Mayer , Ela é descrita como trazendo muita chuva para o milho a brotar, depois de um período de seca, Sua Tlaloc marido fornece a quantidade, direita moderada e do milho pode crescer.
Chalchiuhtlicue era a protetora das crianças e recém-nascidos, talvez porque se pensava Ela poderia influenciar o marido. Ela também protegidos pescadores.
No calendário asteca complexo, Chalchiuhtlicue é um dos nove Companheiros da Noite, que se acreditava ter criado o mundo, e que inclui também a Tlaloc e Tlazolteotl. Ela também foi considerado um dos 13 companheiros do Dia (Tlaloc e número Tlazolteotl entre estes também), e Ela é a deusa padroeira do dia 5 do calendário.
Este cartão em uma leitura indica criatividade e novas idéias transbordam, embora haja uma possibilidade de inspiração que vem demais episódios muito rápido, ou até mesmo maníaco. Faça o melhor que puder para manter sua cabeça acima da água.
Algumas de suas muitas manifestações incluem: Acuecueyoticihuatl ou Acuecueyotl, “mulher que faz o Waves Ondas”, o Oceano Deusa, invocada pelas mulheres que dão à luz; Ahuic, “Para uma parte e para o outro”, ou “de lá para cá”, deusa das ondas na costa; Apozanolotl, que representa a pureza, mostra como a espuma das ondas do mar ou branca com tampa; Aticpac Calqui Cihuatl “, mulher que vive no mar”; Atlacamani “tempestade do mar”; Atlacoya “Águas Triste “; Atlatona” Ela que brilha nas Águas “; Ayauhteotl, Deusa da névoa da manhã à noite ou no início ou neblina, associada com a fama e vaidade; Ayopechcatl” Ela que mora na parte traseira da Tartaruga “, o protectoress dos recém-nascidos; Huixtocihuatl , Deusa do Sal, e filha de Tlaloc, a quem foi dado sacrifícios humanos em seu festival em junho, e Xixiquipilihui “incha”, que cria as ondas em lagos.
Beijos Encantados
Tânia Gori
Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori