Héstia
Héstia, deusa da lareira. Da mesma família etimológica que o latim Vesta (Vesta), cuja fonte é o indo-europeu wes, “queimar”, “passar pelo fogo, consumir”. Héstia é a lareira em sentido estritamente religioso ou, mais precisamente, é a personificação da lareira colocada no centro do altar; depois, sucessivamente, da lareira localizada no meio da habitação, da lareira da cidade, da lareira da Grécia; da lareira como fogo central da terra; enfim, da lareira do universo. E, embora Homero lhe ignore o nome, Héstia certamente prolonga um culto pré-helênico do lar.
Se bem que muito cortejada por Apolo e Posídon, obteve de Zeus a prerrogativa de guardar para sempre a virgindade. Foi ininterruptamente cumulada de honras excepcionais, não só por parte de seu irmão caçula, mas de todas as divindades, tornando-se a única deusa a receber um culto em todas as casas dos homens e nos templos de todos os deuses. Enquanto os outros Imortais viviam num vaivém constante, Héstia manteve-se sedentária, imóvel no Olimpo. Assim como o fogo doméstico é o centro religioso do lar dos homens, Héstia é o centro religioso do lar dos deuses. Essa imobilidade, todavia, fez que a deusa da lareira não desempenhasse papel algum no mito. Héstia permaneceu sempre mais como um princípio abstrato, a Idéia da lareira, do que como uma divindade pessoal, o que explica não ser a grande deusa necessariamente representada por imagem, uma vez que o fogo era suficiente para simbolizá-la.
Personificação do fogo sagrado, a deusa preside à conclusão de qualquer ato ou acontecimento. Ávida de pureza, ela assegura a vida nutriente, sem ser ela própria fecundante. É preciso observar, além do mais, que toda realização, toda prosperidade, toda vitória são colocadas sob o signo desta pureza absoluta. Héstia, como Vesta e suas dez Vestais, talvez simbolizem o sacrifício permanente, através do qual uma perpétua inocência serve de elemento substitutivo ou até mesmo de respaldo às faltas perpétuas dos homens, granjeando-lhes êxito e proteção.
Harmonização com a Deusa
Descrição do Perfil
Poderemos perceber em qual momento nosso cliente está vivenciando.
Aspectos negativos
Tendência a ficar em Casa; excessiva modéstia; excesso de preocupação; rígido senso de valores; conservador; paz no lar a qualquer preço; virgindade obsessiva; desapego dos assuntos externos; inabilidade com rebeldias e adolescentes; tendência a abandonar o lar quando se sente sob pressão. Cuidado com bebidas alcoólicas
Aspectos positivos
Virgindade ou celibato; amor ao lar e à terra; hospitalidade; integridade moral; transmissão de cultura recebida; desfrute da segurança e felicidade pessoal; estabilidade; senso de ordem; centralização; equilíbrio; senso de foco e direção; altruísmo; modesto;calor emocional.
Correspondências:
Benção, família, pureza, ordem,honestidade, alegria, equilíbrio no lar, conseguir sua casa própria.
Símbolos:
Lareira; fogo; o circulo; umbigo
Cores:
Vermelho, laranja, branco
Aroma:
Sálvia
Conectando- se com Héstia
Acenda um caldeirão em sua cozinha e Queime sálvia e peça a Deusa que harmonize seu lar.
Dia da semana:
Quinta feira
Ervas
Sálvia
Vivência
Decorar velas
Objetivo:ativar o fogo interior, sua essência , resgatar sua alma.
Material:
Argila
Vela
Materiais para decorar.
Beijos Encantados
Tânia Gori

