Poções & Encantos by Tânia Gori

SIMPATIAS PARA ANIMAIS

SIMPATIAS PARA ANIMAIS

Os animais fazem parte essencial da vida do caboclo. No trabalho e na alimentação, principalmente. O cavalo, o boi, o porco e o cachorro constituem os prosaicos, porém, verdadeiros pontos cardeais da zona rural. Isso do ponto de vista positivo; do negativo, enfileiram-se a formiga, as bicheiras, a cobra e as pragas de plantações.Os lugares onde esses animais mandam na vida da gente são bem mais numerosos e extensos do que podem os homens da cidade imaginar. Não, não vou ruminar a tese de que sejamos um país estritamente agrícola, que de agricultura temos é muita fama e muito vento na pança. Que Deus se digne um dia iluminar o nosso povo, que por lá, na tal zona rural, há é muita barba de bode, muito caraguatá, muita gente ganhando, para cultivar uma venerável miséria, dez cruzeiros por dia e muito desânimo. Dá a impressão de que tudo aquilo vive mais é por caradurice ou para dar cor local, esse pitoresco pungente, constant! emente quebrado, agora pela inquietante presença de uma lata de Whole Milk nas prateleiras dos sítios e das fazendas. E outras coisas que por causa do Pão de Açúcar ninguém quer saber. Ora, o Pão de Açúcar simboliza bem aquilo que nós mais gostamos de fazer: “fazer-de-conta” que somos isto ou aquilo… com referências às formais e obrigatórias declarações laudatórias dos viajantes ilustres… Contra isso não há simpatia que sirva.

*

Todavia, voltando ao assunto, o nosso caboclo sabe como tratar seus animais de acordo com velhas experiências resumidas em simpatias. Citaremos algumas colhidas por todo o estado e qualquer pessoa poderá verificar que elas tendem a proteger, curar, atacar e mesmo modificar os animais.

1. Para curar bicheira de animais é bom fazê-los passar por um lugar úmido e enfiar pregos nos rastros que ali deixarem, a medida que os pregos vão se enferrujando, a bicheira irá sarando.

2. Para curar broca de casco de cavalo, fazer com que ele passe por um lugar úmido e, em seguida, com uma faca, revirar um dos seus rastros, no mesmo lugar, pondo por baixo um pouco de capim verde. Quando o capim secar, a broca desaparecerá.

3. Dar um nó no rabo do cavalo, o que muita gente faz por boniteza, é muito ruim para o animal, pois acarreta-lhe dor de barriga. Para curá-lo desse mal basta que se lhe amarre o rabo com uma fita de! palha de milho.

4. Um saquinho com azougue dependurado ao pescoço do cavalo cura-lhe qualquer bicheira.

5. Salva-se um cavalo antanguido amarrando-se um barbante em cada uma das suas patas, no pescoço e no rabo.

6. Para curar uma galinha atacada de bouba, deve-se arrancar uma pena da asa direita de uma galinha sã e atravessá-la, sob as penas, no pescoço da galinha doente.

7. Para que uma criação de aves progrida é necessário vender um frango na véspera do Natal e oferecer o dinheiro ao menino Jesus.

8. Caso aconteça que as galinhas do terreiro comecem a morrer à toa é preciso que se faça o seguinte: escolhe-se a ave mais gorda e mais bonita do galinheiro para oferecer a São Roque. Quando chegar a festa desse santo leva-se a galinha à capela, onde se faz o oferecimento verdadeiro. depois disso não se pode matar a ave oferecida. Deverá morrer de velhice.
9. Cura-se pigarra de galinha tirando-se a pele que está debaixo da língua, cortando-se uma pontinha dela, e, por fim, atravessando-se uma pena ao seu pescoço.

10. Idem, passando-se sumo de limão bravo na sua língua, ao entardecer.

11. Quando picar uma ninhada, passam-se os pintinhos, um por um na defumação feita com palma benta, alecrim e guiné. Só depois disso é que se solta a galinha no terreiro. Estão imunizados contra o quebranto.

12. Para que o trovão não faça gorar uma ninhada, coloca-se no ninho da galinha um pedaço de ferro e um pedaço de carvão.

13. Dentre as galinhas que nascerem na noite de Natal, uma porá sempre dois ovos de cada vez.

14. Quando um cachorro não quer acostumar-se na casa do dono, basta tirar o seu comprimento com um barbante e depois enterrá-lo, sob um tijolo, debaixo do fogão.

15. Cura-s! e tosse de cachorro colocando-se no seu pescoço um colar de sabugo de milho.

16. Quando não se deseja que um cachorro fique muito grande é bom passá-lo três vezes pela asa de um tacho de cobre.

17. Para não dar peste ou feridas num cachorro, tira-se o peso dele em sal.

18. Para que um cachorro não fique louco é bom marcá-lo com uma cruz de ferro em brasa (essa brasa deve ser imaginaria) bem no meio da cabeça.

19. Cura-se lambevo de cachorro, untando-se as orelhas dele com óleo de mamona, durante nove dias.

20. Para que os cães não fiquem doentes e sejam bons vigias é bom oferecer-lhes, no dia de São Roque, um almoço como se fosse feito para gente.

21. Para dar “querença” ao cachorro, basta que ele coma um pouco do alimento mastigado pelo seu dono.

22. Evita-se picada de cobra, levando-se no bolso treze dentes de alho descascados.

23. Quando se deseja que uma cobra não saia do lugar onde está, manda-se uma mulher chamada Maria dar um nó na saia.

24. Fazer lacinhos de capim verde, enquanto se caminha afasta cobras para o mato.

25. Para que nenhuma cobra venha picar a gente, é bom que se recite:

Jesus, Ave Maria
Água benta no altar
As cobras do caminho
São bento vai vigiar
Jesus Cristo no altar
As cobras do caminho
Vão deixar eu passar

26. Para livrar os animais de mau-olhado, coloca-se um chifre de carneiro na porteira do curral.

27. Para livrar os porcos de quebranto e de golpes de ar, dependura-se uma garrafa de vidro branco cheia d’água numa das quinas do lado direito do chiqueiro.

28. ! Corta-se a pontinha do pelo do rabo de um gato e atira-se ao fogo para que ele se acostume com seus donos e não fuja da casa.

29. Para facilitar o parto de uma porca muito gorda, a melhor coisa a fazer é enrolar o seu pescoço com uma rama de aboboreira.

30. Salva-se uma vaca que se engasgou, com laranja ou com outra coisa qualquer, cirando-se um tição do fogão e deixando o braseiro do lado de fora.

31. Cavalos, bois, porcos e porcas devem ser castrados somente no minguante.

32. Para combater diarréia de bezerros, dependura-se no curral uma cordinha cheia de nós.

33. Carrapatinho pólvora não gruda em quem fizer em si mesmo um rabo de ramo de árvores.

34. Cura-se frieira brava do gado, procedendo-se da seguinte maneira: limpar bem o casco, passar óleo de mamona e, por fim, aplicar piche quente. Repete-se o tratamento até três vezes.

35. A pior doença que pode atacar um cavalo é a “peste aleijada”. Ataca de início, os membros e o lombo do animal e, na fase final, a cabeça. Os caboclos curam-na assim: defumação de casca de alho na cabeça do animal. Despeja-se sobre o lombo do animal meio litro de álcool, põe-se fogo e abafa-se com um cobertor.

36. Cura-se garrotilho: defumação feita com casca de alho e casca de cebola no focinho do animal. Depois, sangria.

39. Cura-se tosse de cavalo com sal queimado ou torrado.

(Xidieh, Osvaldo Elias. “Simpatias para animais”. O Estado de São Paulo, São Paulo, 02 de junho de 1949)

Anúncios

Tagged as: ,

40 Respostas »

  1. Boa tarde…Sou Renata
    Tenho um gato filhote de 7 meses..e já faz 3 meses que ele não para de morder a ponta do rabo até sangrar…ele grita para o rabo..rosna…como se fosse atacar uma presa…já está vermifugado…vacinado…passei frontiline caso fosse pulgas…comecei a levar ele pra passear para andar na grama caso fosse estress…brincamos bastante com ele a noite qdo chegamos pois durante o dia ele fica sozinho…e mesmo de fim de semana quando estamos em casa dando atenção a ele também acontece as mordidas…ele é bem ativo..agitado… gosta de correr pela casa..dou ração de boa qualidade..premium…faz xixi e fezes normal todos os dias…não sei mais o que fazer…quando não estou em casa deixo ele de colar elisabetano…pq senão ele se machuca demais…deixando a casa cheia de sangue e quando estou em casa deixo ele sem o colar…me ajude por favor…no aguardo…obrigada.

  2. Bom dia Tania, Tudo bom ? Amei o Site . Meus gatinhos , tenho 5 – Uma familia, 1 mãe e 4 um dia foram filhotes. Eles estão aparecendo as vezes com partes do pelo raspado, como se fosse com maquininha ou gilete. Eu vim pesquisar oque poderia ser. Pode me ajudar ? Por favor. Estou preocupado, tenho um amor muito grande por eles. Eu vi o post sobre o ritual com mel e a vela azul, mas na minha casa eu não tenho mesa de cozinha. Onde poderia realizar o ritual?

    Beijos encantados.

    • Olá Renato
      Gratidão pelo carinho.
      Vc pode fazer o ritual nos pés de sua cama.
      Converse muito com eles.
      Acenda uma vela branca para São Franscisco e reze a sua oração pedindo proteção a sua família de gatinhos.
      Tenho certeza que eles ficaram bem.
      Beijos Encantados

  3. Eu tenho uma cachorra combro quebranto o que eu faço para tirar isso dela e dar um sono tranquilo para minha pequena ?

  4. Boa tarde. Por favor, veja se pode me ajudar: tenho uma gata de 10 anos que fica na casa da minha mãe. Recentemente, peguei outra na rua (ainda filhote) e a deixo durante a tarde também na casa da minha mãe (para que ela não fique o dia inteiro sozinha enquanto estou trabalhando). A gata mais velha emagreceu muito depois disto (apesar de continuar se alimentando normalmente). Penso que esteja com ciúmes, apesar de continuarmos dando muito atenção e carinho a ela. Há alguma simpatia que eu possa fazer para que ela aceite a nova gatinha? Desde já, fico agradecida. Cláudia Fernandes.

    • Olá Claudia.
      Converse com ela, e explique que a pequenina não tinha onde ficar, depois acenda uma vela branca para São Francisco e reze sua oração , pedindo que ela aceite o filhote. Tenho certeza que elas ficaram bem.
      Beijos Encantados.

  5. Boa Noite, tenho muitos animais, e não consigo acabar com as pulgas deles,fico desesperada de ver eles se coçando, também não tenho condições financeiras para cuidar do jeito q deveria. Existe algo que eu possa fazer?
    Obrigada.

  6. OI,EU PRECISO DE AJUDA,MINHA CACHORRINHA K É COMO UMA FILHA PARA MIM,FICOU NOCIO E UM CACHORRO PEGOU ELA,ENTÃO ELA GRITAVA E UM VIZINHO BATEU NA CASINHA ONDE ELES ESTAVAM,DAI ELE SOLTOU ELA ,MAS EU ACHO K ELE A MACHUCOU PQ ELA ESTAVA SANGRANDO E AGORA ESTA GRITANDO E GEMENDO DE DOR E EU CHORO JUNTO COM ELA PQ EU NÃO SEI OK FAZER P AJUDAR A PASSAR A DOR DELA! ME AJUDE POR FAVOR O K EU FAÇO?

  7. Tânia, muito agradecida por seu carinho em compartilhar seus conhecimentos!

    Tenho sentido que um trabalho foi feito pra mim, e manisfesta seu mal a partir de sintomas estranhos numa de minhas cachorrinhas. Já fizemos todo tipo de exames, clínicos e laboratoriais, e estamos acompanhando há duas semanas. Na ultrassonografia não foi encontrado absolutamente nada, bem como no raio X, nada que justificasse sua fraqueza nas pernas traseiras. A única alteração foi no baixo nível de glóbulos brancos, associado a capacidade de reagir a uma enfermidade. Mas não apresenta nenhum indício de infecção. Estou realmente certa que fisiologicamente, ela não tem nada que justifique seu quadro.
    Assim, gostaria de saber se há algo que posso fazer, além de orar com ela todos os dias.
    Muito agradecida, novamente, por tanto amor.

    Raquel

  8. Tânia por favor estou em desespero preciso de uma orientação espiritual sua ,minha cachorra não come a dias está triste já levei ao veterinário e nada de melhoria ele disse que seria problema de figado mais ja dei os remédios mais ela não melhorou por favor o que eu devo fazer estou preocupadíssima .Obrigada espero uma resposta sua.beijos

  9. Olá, boa noite. Minha cachorra está urinando na caminha todos os dias à noite. Já levamos na veterinária, mas ela não tem qualquer doença. Saio com ela para passear na rua, ela urina, defeca, mas chega em casa, deita na caminha e urina dormindo. Durante o dia ela faz as necessidades na grama, no quintal de casa. A veterinária disse que isso é psicológico e concordo com ela. Existe alguma simpatia que eu poderia fazer para que essa situação parasse de se repetir? Obrigada.

  10. Meus gatos adoram ir para a casa dos meus vizinhos..e eles odeiam animais…mesmo sendo castrados..mesmo eu tendo aumentado o muro..eles dão um jeito e vão..não sei mais o que fazer…além de ficar escutando reclamações e piadinhas dos vizinhos, tenho medo que alguém faça mal a eles..

    • Olá Aline
      Existe um Ritual no qual acende-se uma vela azul para São francisco pedindo a proteção ao nosso animalzinho de estimação, pega um pouquinho de mel e passa em suas patinhas e coloca as patinhas dele no pé da mesa da cozinha, bem devagar para não machucar o gatinho. Assim eles ficarão mais caseiros.
      Beijos Encantados

  11. Oii tenho uma gatinha que de uns meses para ca ficou muito arisca, parece que ela nem é minha mais, não entra em casa, so vem para comer e some… vejo ela apenas uma vez por dia ela simplesmente desaparece… e parece não gosta de mim, esta muito arisca, e com medo… Existe alguma simpatia para amansa-la?

  12. Minha cachorrinha esta muito mal .
    Ja levei no veterinario esta tomando remedio faz trez dia q ela nao come . Acho nao tenho certeza q e algo q fizerao p mim e pega nos animais ja perdi trez cachorro este ano e nao e virose pois ja ate me mudei de casa
    me ajude cansei de perder estou muito triste

  13. Tania tudo bem,
    Você tem alguma simpatia para meu cachorro fazer coco e xixi no lugar com certo?
    Obrigada

    • Olá Marcela
      É preciso ter paciência pra ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo. Mas não se preocupe, ele aprende relativamente rápido, só depende do seu método de ensino. Pode ser que você pense que seu cachorro já aprendeu, mas um belo dia ele erra o local. Acontece. Não desanime nem se desespere. Essas ondas fazem parte do processo de aprendizado e não vai demorar para que ele acerte 100% das vezes.
      Mas existe um feitiço que também pode ajudar:
      Limpe o local que deseja que seu cão faça xixi e coco com uma solução de água com amônia, faça com esse liquido 3 círculos pedindo para Bast que oriente seu animalzinho a fazer suas necessidades apenas nesse local. Em seu altar acenda uma vela para Bast. Repetir esse processo durante 7 dias seguidos.
      Beijos Encantados
      Tânia Gori

  14. ola eu sou a rafaela minha cadela deu cria e não conseguiu ganhar os outros esta com uma inflamação na barriga esta na beira da morte ok eu faço os outros filhotes nao morrerem eles tem apenas 5 dias de vida ela não quer comer nada oque eu faço muito
    espero s
    ua resposta ainda hoje

  15. Olá, peguei uma cachorrinha que já tem 2 anos e ela está fugindo, tentei impedir as fugas mais ela sempre acha uma outra maneira. Será que você pode me ajudar. Obrigada

  16. os gatinhos fogem de casa o dia inteiro as vezes voltam a noite e as veze nao o que fazer

  17. oi gostaria de uma simpatia para os gatos não saírem de casa para a rua não quero castra tinha uma que vi um a vez era para cortar o pelo da rabo dele e enterrar em um jardim que ele não fugia mais de casa mais acho que já passou o tempo porque todos os meus gatos que fiz sumiram. se puder me ajudar agradeço.

  18. ganhei um cachorro e ele nao quer parar comigo…
    obrigado espero sua resposta

  19. 35 “meio litro de álcool, põe-se fogo e abafa-se com um cobertor.”
    PUTZ…Insano!

    • Olá Marie
      Realmente parece insano, mas na Cultura popular do caboclo, a peste era cuidada dessa maneira, esse texto é uma coletânea de simpatias populares para levar ao conhecimento a arte popular que muitas pessoas não conhecem.
      Beijos Encantados

  20. Bom dia Tania!
    Tudo bem?

    Eu a respeito muito, inclusive amo tudo que está relacionado a bruxaria..

    Mas, estive lendo este último artigo sobre ” Simpatias para animais”, e não concordei com certos itens, como por exemplo: “Corta-se a pontinha do rabo de um gato e atira-se ao fogo para que ele se acostume com seus donos e não fuja da casa”, e também com relação ao cachorro ” Para que um cachorro não fique louco é bom marcá-lo com uma cruz de ferro em brasa bem no meio da cabeça”, etc..

    Não acredito que isto possa ser uma simpatia, isto está parecendo mais com mutilação e maus tratos de animais! Existem muitas formas de simpatias, feitiços, orações, etc., que não necessitam desses meios.

    Desejo a todos um lindo final de semana!

    • Olá Cecilia
      Gratidão pelo seu carinho.
      Você está certíssima, esse texto foi uma coletânea de simpatias para animais … Por respeito ao escritor não mudei o texto. Mas vamos lá… A respeito de cortar o rabo do gato não pensei em cortar o “rabo” do gato, no meu gato que era muito fujão eu cortei a pontinha de pelo do rabo dele e ele realmente parou de fugir de casa. Sobre a cruz da testa do cachorro também fiz mentalizando que esteja abençoando pelas salamandras os meus cachorros e eles são super tranquilos. Mas concordo com vc muitas pessoas podem não tem um bom senso para interpretar o texto de forma simbólica.
      Gratidão

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: