by Tânia Gori

Dia de Reis : Olibano e Mirra

DIA DE REIS: OLÍBANO E MIRRA

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis. Na tradição cristã, a data marca a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus em sua manjedoura. Após serem guiados pela Estrela de Belém, Baltazar, Belchior e Gaspar ofertaram três presentes ao recém-nascido. Foram eles: incenso, ouro e óleo de mirra.

Você conhece o significado e a importância desses elementos?

Evidências arqueológicas apontam que o incenso oferecido ao menino Jesus era feito de olíbano, conhecido em inglês como “frankincense”. O incenso simboliza a oração que se eleva ao alto por meio da fumaça. Considerada uma árvore sagrada, o olíbano é nativo da região próxima ao Mar Vermelho, Norte da África e Península Arábica. Desde o mundo antigo a resina de olíbano sempre foi apreciada pela sua preciosidade, chegando, até mesmo, a ser alvo de disputas políticas.

Amplamente empregado em cerimônias religiosas é conhecido por auxiliar na meditação, facilitar a elevação espiritual e promover a purificação de ambientes. O ouro foi um tesouro ofertado para inspirar a riqueza verdadeira e a proteção divina. Já o óleo de mirra, que também é uma planta associada à sacralidade, representa limpeza e proteção contra impurezas e doenças.

O Dia de Reis movimenta diferentes tradições em todo o mundo. Há países que o celebram com a feitura de bolos, rezas e cânticos, peças teatrais, entrega de doces para crianças ou enfeites nas janelas com sapatos preenchidos com capim. No Brasil costuma-se realizar o desmonte das árvores de Natal, juntamente com os desfiles folclóricos da folia de reis, comuns especialmente em cidades do interior.

Para além das narrativas bíblicas e históricas, o olíbano e a mirra seguem sendo aclamadas por suas representatividades, usos e propriedades terapêuticas. De ambas as espécies é possível extrair-se óleos essenciais que, por sua vez, são amplamente prestigiados na aromaterapia.

óleo essencial de olíbano, em síntese, destaca-se pelos efeitos sobre os sistema nervoso e respiratório. No campo emocional é aterrador e facilitador de processos que envolvam o despertar da consciência espiritual. Já o óleo essencial de mirra é notável para o tratamento de inflamações e regeneração da pele. No campo emocional, auxilia na promoção da tranquilidade profunda, calma e paz interior, sendo indicada para momentos de introspecção e meditações.

Fonte : Laszlo Aromaterapia.

Tagged as: , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
<span>%d</span> bloggers like this: