by Tânia Gori

Sabugueiro – A Varinha das Varinhas

Nome Popular: Sabugueiro

Nome Científico: Sambucus nigra

Partes das Plantas a Serem Usadas: Flores e Folhas

Planeta: Lua / Vênus

Elemento: Agua

Gênero: Hemafrodita

Deidades: Artêmis , Diana , Lilith, Holda, Hermes, Afrodite

Função Terapêutica:

Sabugueiro é Rico em Antioxidantes: Estudos mostraram que o Sabugueiro  possuir uma grande quantidade de antioxidantes, eles ajudam a lutar contra os radicais livres no organismo. Pois, Menores níveis de radicais livres estão associados a menores taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

Sabugueiro Melhora do Sistema Imunológico: O Sabugueiro é uma grande fonte de Vitamina C, portanto, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, Um estudo em Israel descobriu os benefícios do sabugueiro pra o sistema imunológico, pode ser tão eficaz que eles começaram o tratamento do câncer e em pacientes com AIDS com o seu uso.

Sabugueiro Ajuda na Prevenção do Câncer: Além dos benefícios óbvios de um forte sistema imunológico, os antioxidantes têm se mostrado essencial na promoção da saúde celular. Estudos realizados mostram que as antocianinas presente no sabugueiro (flavonoides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anticâncer.

Sabugueiro é Uma Fonte de Energia: Junto com os benefícios do sistema imunológico, ele contribui também para uma boa circulação, os benefícios globais da baga do sabugueiro para saúde pode levar à melhoria dos níveis de energia.

Sabugueiro tem Propriedades Antienvelhecimento:  Os Antioxidantes podem ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Pois, Flavonoides e antocianinas presente no sabugueiro protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração celular, manter o corpo saudável e jovem.

Benefícios do Sabugueiro Para os Olhos: Comer alimentos ricos em antioxidantes e outros nutrientes também pode ajudar a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular.

Benefícios do Sabugueiro Para a Saúde do Coração: Os antioxidantes podem ajudar na diminuição de doença cardíaca e ataque cardíaco. Estudos realizados descobriram que os antioxidante presente no Sabugueiro podem ajudar a diminuir o colesterol ruim (“LDL” colesterol) e manter os níveis do bom colesterol (“HDL”).

Benefícios do Sabugueiro Para a Saúde Digestiva: Os Sabugueiros são ricos em fibras, o que ajuda a manter os resíduos em movimento através do cólon eajudam a prevenir doenças graves, como câncer de cólon. Além disso, sabugueiro tem propriedades diuréticas naturais e agem como um laxante suave.

Benefícios do Sabugueiro Para Perda de Peso: Graças ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, o Sabugueiro pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável, quando consumido como um substituto para lanches ricos em calorias.

Sabugueiro Prevenir Infecções: Pesquisa mostraram que o Sabugueiro pode prevenir infecções bacterianas e virais (tais como infecções fúngicas e influenza). Se uma pessoa já tem um vírus ou infecção bacteriana, o sabugueiro pode ajudar a aliviar os sintomas.

Contra Indicações:

O sabugueiro está contraindicado para grávidas e lactantes.

Função Mágica:

Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas. Poderes: exorcismo, proteção, cura, prosperidade, sono

Habitat\Cultivo:

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Nativa da Europa e do norte da África, mas é vista pelo mundo inteiro.

PORTE: Normalmente tem de 2 a 5 metros de altura, mas em condições muito favoráveis pode atingir até 10 metros.

FOLHAS: Caducas, compostas, com 10 a 30 cm de comprimento, pinadas,em pares opostos, com 5 a 7 folíolos (raramente com 9), cada folíolo mede 5-12cm de comprimento e 3-5 cm de largura, tem formato elíptico, com ápice agudo e base atenuada, sua borda é serrilhada, tem um pouco de brilho e cheiro desagradável.

FLORES: Inflorescências de 10-25cm de diâmetro, contendo de 300 a 500 pequenas flores com 5-6cm de diâmetro, de coloração branca cremosas, com 5 pétalas, tem perfume bastante agradável. Tem cinco lobos em estrela aberta. É uma planta hermafrodita (Tem androceu e gineceu ao mesmo tempo). Floresce no verão.

FRUTOS: Uma drupa, redondo, de coloração preta-roxa, carnudo, glabro, comestível quando maduro.

TRONCO: Arbusto com caule de coloração marrom-acinzentado com consistência lenhosa e casca bastante rugosa.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Prefere solos ligeiramente úmidos. A rega não deve ser descuidada quando a planta for jovem, regar de forma moderada de 1 a 2 vezes por semana, depois de adulta em caso de estiagem prolongadas.

CLIMA: Gosta de clima temperado, é resistente a geadas, prefere regiões que tenham temperaturas máximas de 25 a 30º C mas também cheguem a mínimas de 4 a 6º C PODA: Não necessária, quando jovem fazer podas de formação e condução, retirando galhos secos e mal formados.

CULTIVO: Pouco exigente em relação ao tipo de solo

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 x 40 cm misture na terra retirada cerca de 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Por terem serem bastante ornamentais, com flores vistosas, frutas e folhas rendadas, são cultivadas em jardins. São atrativos para pássaros, borboletas e outros insetos.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e estacas.

Origem, História e Lendas da erva:

O sabugueiro é uma Antiga Arvoreta de proteção contra bruxas e feitiços, na bruxaria a utilização da madeira sagrada do Sambucus nigra sempre foi destinada a proteção de recém-nascidos e celebração da vida e da morte.

A força do sabugueiro sempre leva ao conceito de retorno ao básico, ou seja, um feitiço repelido por uma contra mágica realizada com essa planta, remeteria o lançador ao primórdio do seu poder levando-o a lembrar de onde vem a sua arte e como deve ser utilizada, a madeira de sabugueiro, é tão poderosa quanto a ação de Nêmesis a vingança divina, pois faz com que a bruxa ligue-se diretamente a terra, demonstrando a sua função de praticante da bruxaria e ainda lembra o mesma do seu fim. Antigas lendas contam que a ultima bruxa fertilizará o ultimo pé de sabugueiro, outra lenda fala que essa grande arbustiva é sempre povoada pelo espirito de uma bruxa que ja foi vivente… ao retirar uma parte do sabugueiro a bruxa deve sempre reverencia-lo:

“Senhora Ellhorn, doe sua madeira, E eu lhe darei a minha, Quando uma árvore eu me tornar.”

Crianças recém-nascidas, antes de batizadas ou abençoadas pela mão de algum sacerdote, devem sempre ter por perto a madeira de um sabugueiro, acreditava-se que ele afasta não só a permanência de seres negativos no recinto onde se tem a sua presença como também protege e repele feitiços lançados contra a pessoa que o portar. Na idade média berços eram feitos com essa madeira para proteger de ataques de bruxas, fadas, e qualquer outro ser mágico e acreditava-se que até a mais poderosa deusa Lilith é suscetível a força do sabugueiro.

Aplicação na culinária:

Os frutos podem ser utilizados na culinária, na preparação de sucos, molhos, sopas, compotas, dar cor rosa e aroma em vinhos. Obs: Tem que estar maduros, pois verdes são tóxicos.

Receitas Encantadas:

Carregar um pouco da madeira do sabugueiro consigo sempre é uma ótima alternativa contra qualquer maleficio proveniente de bruxaria com mau intuito  (acredito também que pode repelir magia vodoo e qualquer similar da bruxaria).

Acreditava-se na antiguidade que bruxas poderiam ser mortas se entrassem em contato com essa planta, ou alguns feitiços específicos com o sabugueiro associados aos pertences de uma bruxa poderia mata-la, pendura-lo nas janelas, ou portas ou até mesmo enterra-lo nas fundações de uma casa já mantém o ambiente livre de perturbações mágicas. O sabugueiro além de inibir a ação negativa nas pessoas é efetivo contra a permissividade e promiscuidade sexual.

Mantenha então sempre consigo para proteção e antes de retirar sempre o faça a noite, e com o consentimento do espirito que acompanha a planta, coloque-o sempre em amuletos e talismãs de proteção suas defesas estarão sempre em alta.

Se for usado, o sabugueiro impede agressores de qualquer tipo. Pendurado na porta de entrada e nas janelas, ele mantém o mal longe de casa. Ele também temo poder de forçar qualquer mago maligno de liberar quaisquer encantamentos ou feitiços que possa ter sido lançado contra uma pessoa. As vagens, quando carregadas magicamente, protegem do mal e da negatividade. Cultivado no jardim, o sabugueiro protege a cada contra devastações de feitiçaria e funciona como escudo contra raios.

Para abençoar um lugar, pessoa ou objeto, espalhe as folhas e as vagens de sabugueiro aos quatro ventos no nome da pessoa ou objeto a ser abençoado.

Depois disso, espalhe um pouco mais de sabugueiro sobre a pessoa ou objeto e estará feito!

Para afastar a febre, sacuda galhos de sabugueiro no chão enquanto se mantém em completo silêncio. Dores de dente podem ser aliviadas ao se mascar um galhinho de sabugueiro e depois colocá-lo na parede, dizendo:

“Saia, espírito maligno!”

Acreditava-se, antigamente, que maus espíritos pudessem causar dores de dente.

Para prevenir o reumatismo, amarre um galho de sabugueiro em três ou quatro nós e carregue-o no bolso.

Verrugas também podem ser curadas esfregando-se nelas um galho de sabugueiro verde, que depois deverá ser enterrado para que apodreça na lama.

Cultivado perto de casa, o sabugueiro concede prosperidade para a casa, e os galhos colocados sobre a casa protegem contra cobras e ladrões.

O sabugueiro é utilizado em cerimônias de casamento para trazer boa sorte ao casal, e mulheres grávidas beijam a árvore para trazer bons augúrios à criança que vai nascer.

Coloque vagens de sabugueiro debaixo do travesseiro se tiver dificuldades para dormir. Elas permitirão um sono tranquilo e leve.

Carregue o sabugueiro com você para prevenir o desejo de cometer adultério.

Faça flautas com os galhos e invoque os espíritos com sua música. Melhor se for feito à meia-noite, em um local deserto longe dos assombros humanos.

Muitas pessoas acham que é perigoso queimar a madeira do sabugueiro, e alguns ciganos proibiam estritamente seu uso como lenha para fogueiras. No entanto, magos usaram sua madeira em varinhas e bastões por séculos.

Receitas Terapêuticas:

Chá de sabugueiro

As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;

– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste

chá ao dia.

Sabugueiro para tosse

Além do chá de sabugueiro que pode ser utilizado para tratar diversas condições de saúde, existe ainda uma receita caseira especificamente para tratar a tosse:

Ingredientes:

– 1 quilo de bagas de sabugueiro;

– 1 quilo de açúcar;

– 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Toque de Bruxa: Estimula amizades e espontaneidade.

“Sambucus” deriva da palavra grega “sambuca” que é nome de um antigo instrumento musical, feito com a madeira desta planta e “nigra” vem do latim que significa “preto” referente a cor de seus frutos maduros.

CURIOSIDADES:

– A “varinha das varinhas”, no mundo mágico de Harry Potter, que é mega poderosa, que foi usada pelo Dumbledore e depois “roubada” pelo Lord Voldemort, era feita de sabugueiro.

– Dizem que a madeira da cruz onde Cristo morreu foi feita de sabugueiro,

porque o fruto espremido tem suco de cor vermelho-sangue, portanto “dá azar” cortar esta planta.

– Inezita Barroso na musica “Lampião de Gás” menciona um sabugueiro em São Paulo – SP.

– No filme “Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado”, o guardião do castelo fala para o Rei Arthur: “sua mãe era um hamster e seu pai cheirava sabugueiro”.

Texto e Pesquisa de Tânia Gori – Bruxa, Fitoterapeuta e Escritora.

Veja o meu programa Chá com Tânia Gori na Radio Vibe Mundial , onde em falo sobre o Sabugueiro !

Primeiro Programa na Radio Vibe Mundial – Chá com Tânia Gori – Tema : Sabugueiro

Tagged as: , , , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: