Poções & Encantos by Tânia Gori

Celebração da Vida…

Reflexão do Agora

celebrar

Você tem feito tudo para modificar seus hábitos, participa de um programa de reeducação alimentar, mas sente que não está tendo progresso? O resultado parece não chegar nunca?

Algumas vezes você até pensa em desistir, afinal só eliminou algumas gramas? Ou até uns quilinhos, mas longe de sua meta? Você até comete alguns deslizes comendo alguns alimentos que sabe que não deveria, mas tem procurado realmente modificar sua alimentação, tem feito atividade física, meditação, tem ficado atenta aos seus sentimentos, conversa consigo mesma, mas quando elimina algumas gramas fica frustrada por ser pouco? E por ser “tão pouco” você sequer valoriza. Muito pelo contrário, ainda fica insatisfeita e se lamentando?

A dificuldade em conseguir obter o que deseja pode ser um reflexo de um conflito entre consciente e inconsciente.

Se continuar a considerar apenas os aspectos conscientes, sem se dar conta que o inconsciente também é responsável e continuar sem entender sua linguagem, dificilmente conseguirá o que deseja. É importante entender o inconsciente, pois é ele quem controla 95% das nossas ações.

 Ao fazer uma leitura apenas do consciente ignora-se o inconsciente. Isso é o mesmo que ignorar uma parte importante de você mesma.

Para entender a linguagem do inconsciente deve se levar em conta que para ele não há pouco ou muito, pequeno ou grande, tudo deve ser reconhecido. Mas as pessoas às vezes, por falta de informação, consideram apenas os valores do consciente. Se estiver pretendendo eliminar dez quilos e não conseguiu esse total, mas conseguiu um quilo, o esforço geralmente é totalmente desprezado, como se não tivesse havido nenhum. E isso não é verdade.

Como pensam que estão muito distantes de sua meta, tendem a supervalorizarem o que falta e desprezarem o que conseguiram. É assim que tudo se complica.

Ao fazer uma leitura apenas do consciente e com valores dele, ignora-se o inconsciente e ignorá-lo é o mesmo que ignorar uma parte importante de você mesma. Ao desprezar seus próprios esforços, ou alguma conquista por menor que seja, seu inconsciente reage de forma negativa. É como se ele se “doesse” por aquilo que não valoriza em você mesma.

O inconsciente é como um grande porão onde está guardado tudo aquilo que você não quer ver, tudo aquilo que machuca e que por defesas é reprimido. Entendê-lo é de fundamental importância para seu autoconhecimento e para conseguir alcançar o que deseja. Por exemplo, quando há compulsão por comer, quem está tendo controle é seu inconsciente, ainda que você não o entenda e não saiba o motivo por ele agir dessa forma. Algum motivo deve existir e sua origem geralmente está arquivada no inconsciente. Sempre que não há controle de alguma atitude, é o inconsciente que está agindo e é sua linguagem que deve ser compreendida.

O inconsciente é como uma criança que precisa de incentivo, de reconhecimento por todo e qualquer esforço que fizer. Procure ignorar um desenho ou algo que uma criança tenha feito. Aos poucos sua atitude será se fechar, não tentar mais nada para te agradar. O mesmo acontece com o inconsciente quando é ignorado. É como se ele pensasse: “faço tudo para conseguir algum resultado e sou ignorado?”

Por isso deve reconhecer toda e qualquer conquista! Se estiver querendo eliminar alguns quilinhos, independente de quanto você tenha eliminado, sejam 100 gramas, um quilo ou mesmo que esteja distante do seu objetivo, mas conseguiu algo, faça festa, celebre, mostre o quanto isso é importante para você para que seu inconsciente continue a colaborar. Isso vale não só para quem está querendo emagrecer, mas para tudo que fizer.

Muitas vezes não celebramos porque esperamos que alguém perceba nossos esforços. Estamos sempre em busca de aprovação, reconhecimento. Exatamente pelo fato de nunca nos darmos isso, estamos sempre buscando que alguém perceba, reconheça, aprove, mas raramente fazemos isso conosco. Buscamos preencher essas necessidades sempre pelo externo e quando não acontece, nos frustramos, nos decepcionamos e, muitas vezes, desistimos.

O pior de tudo isso é que desistimos de nossos próprios sonhos e objetivos. Por isso a procura deve ser dentro de você! Afinal, ninguém motiva ninguém! Só você mesma poderá se aprovar ou não. O que é muito melhor, pois não será alvo de críticas e nem se abalará caso alguém insista em te colocar para baixo e fazer acreditar que não irá conseguir. Você pode conseguir tudo o que quer e se o que você quer é eliminar alguns quilinhos, reconheça todo e qualquer esforço e mudanças que fizer.

Você é quem sabe, mais do que ninguém, o quanto superou para modificar alguns hábitos e conseguir chegar até aqui. Claro que ainda virão muitas outras conquistas, pois você entendeu que para chegar até a meta final você deve celebrar cada uma delas durante o caminho e reconhecer tudo que já conseguiu e não o que ainda está por vir. Comece agora mesmo a agradecer e valorizar o que tem feito por você. E, parabéns!

Por:
Rosemeire Zago
Psicóloga clínica com abordagem jungiana, especialização em psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais.

Advertisements

Tagged as:

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: