Poções & Encantos by Tânia Gori

Papai Noel e Xamanismo ….

Reflexão do Agora

papi noel

Papai Noel e o Xamanismo

 O Natal sempre marca o solstício de inverno no hemisfério norte. É nesse período que os Xamãs, até hoje, realizam rituais de passagem para um novo ciclo anual.

Muitos povos xamânicos também comemoravam a cerimônia da árvore, representando a “Árvore do Mundo”.

     Partimos da crença de que a lenda do Papai Noel nasceu na Sibéria. Existia uma tribo na antiga Sibéria  chamada O Povo das Renas.

 As renas eram para os siberianos o que o búfalo representa para os nativos americanos; eram também consideradas a manifestação do Grande Espírito Rena, invocado pelos Xamãs para resolver os problemas do povo. Nas suas jornadas xamânicas, ele viajava, em transe,  em um trenó de renas voadoras.

 Existe na Sibéria um enteógeno poderoso chamado Amanita muscária, um cogumelo vermelho com manchas brancas.  É o sacramento de seus trabalhos espirituais. A Amanita muscária é um cogumelo enteógeno, que proporciona visões e introvisões de profundo significado. Esse cogumelo contém elementos que permanecem intactos em sua passagem pelo organismo, por isso os Xamãs siberianos guardavam e consumiam a própria urina para ser bebida no inverno, quando não havia o cogumelo.

 Não eram só os Xamãs que usavam amanita, as renas também comiam. Eles até conseguiam atrair renas com a urina, que chegavam a brigar para tomá-la e as laçavam enquanto bebiam.

 Caçadores, ao se alimentarem de renas que haviam ingerido amanita, tiveram uma visão coletiva de um homem vestido de vermelho e branco (cor do cogumelo), um Xamã que levava presentes para a população.

 Eles viram o xamã voando em um trenó de renas.

 Daí, conta-se que Papai Noel foi uma visão de homens que se alimentaram das renas que consumiram amanita.

 A roupa do Papai Noel, por sinal, é de origem lapônica. Tradicionalmente, os Xamãs siberianos eram conduzidos em suas viagens extáticas (jornadas xamânicas) aos mundos profundos (transe) por um trenó de renas. Isso explica a origem de Papai Noel viajando por um trenó de renas. Os habitantes sentiam que os Xamãs sempre lhe traziam presentes espirituais. Além disso, a fumaça do fogo onde faziam seus trabalhos saía por uma abertura nas casas (chaminés), e era por ali que entravam e saiam os espíritos, o que também explica a origem de Papai Noel entrando pela chaminé.

 Reunindo os elementos, observa-se que, embora seja importante traçar uma conexão direta entre a tradição xamanística e Papai Noel, a idéia, entretanto, pode ter sido formulada utilizando-se memórias e crenças coletivas, talvez até mesmo provenientes do período paleolítico. Segundo E.C.Krupp:

 “Se a árvore cósmica nos aponta o caminho para o Céu todo o Natal, Papai Noel compreende em si a idéia do vôo mágico de um Xamã.

 Algumas vezes é dito que o próprio Xamã é responsável por levantar uma árvore de Natal que chega ao céu do Pólo Norte. O Papai Noel desce pela chaminé e depois volta pelo mesmo caminho. Nossas chaminés como um eixo cósmico, o levam de um reino para o outro.

 Deve haver também alguma coisa mágica relacionada ao saco de presente que ele carrega para distribuir às crianças do mundo. O saco é como um moinho mágico que podia moer o suprimento ilimitado de alimento, dinheiro, sal, e estava associado ao eixo do mundo. Além do mais, como os deuses e espíritos, Papai Noel é imortal. Sua atividade concentrava-se na noite crítica que antigamente era o solstício de inverno (hem.norte)”.

 Creio que, na verdade, é que nosso doce e querido Papai Noel nasceu na Sibéria e tem sua origem no Xamanismo. O que acham?

Fonte: Cyda Godoy

Advertisements

Tagged as: , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: