Poções & Encantos by Tânia Gori

Reportagem Maravilhosa da Revista Coop sobre a Casa de Bruxa

Reflexão do Agora

Poções do bem

No mês do Hallowen fomos conhecer a Casa de Bruxa, um ambiente prá lá de esotérico e com muita energia positiva.

Quem passa pelo número 2146 da rua das Figueiras, no bairro Campestre, em Santo André, fica no mínimo curioso para saber o que rola atrás dos muros do imóvel em cuja fachada se lê Casa de Bruxa. O nome pode assustar crianças e intrigar adultos, mas o lugar nada tem de aterrorizante, muito pelo contrário. Ao abrir o portão e descer as escadas você já sente uma energia muito boa vinda talvez das plantas e do barulhinho de água que jorra da fonte que está instalada no pequeno jardim. Nem o caldeirão colocado na grama e o enorme chapéu de bruxa que estampa a parede externa da recepção desencorajam, simplesmente fazem parte da decoração e se encaixam perfeitamente no ambiente.

Na recepção você é tentado a gastar alguns reais na loja anexa que expõe vários produtos místicos em suas prateleiras, como incensos, velas, óleos aromáticos e muitos artigos para presentes em moldes de bruxas e gnomos. É a partir dali que se começa a entender um pouco mais sobre a casa e, após o tour, conclui-se que o local é pura energia, transmitida e ensinada por meio de tratamentos, cursos e palestras sem qualquer distinção ou influência de religiões.

A Casa de Bruxa é, na verdade, a primeira Universidade Livre Holística de São Paulo e a segunda do Brasil. É uma escola que estuda os fenômenos que vão além da natureza, além do físico, além daquilo que se possa ver e tocar. É um local mais sensitivo do que palpável e talvez por isso cercado de preconceitos e desconfianças.

Desmitificando a bruxaria

Imagine-se formado em Bruxaria Natural. Esse é um dos cursos que a casa oferece.  Tremeu de medo? Pois saiba que a palavra bruxa não carrega negatividade. Ela vem do grego antigo e significa desabrochar. Ao citar o exemplo da larva que vira borboleta, Tania Gori, instrutora do curso e proprietária da universidade, diz que a bruxaria é a ciência da transformação. “Ao fazer o curso a pessoa passa a enxergar a vida através dos olhos da alma o que lhe proporciona uma existência mais plena e feliz, repleta de oportunidades para amar, prosperar, harmonizar-se com a natureza e viver em equilíbrio”, explica.

O conteúdo do curso é dinâmico e bem abrangente. Inicia-se com a história da bruxaria e engloba tópicos sobre instrumentos mágicos e formação de altar, montagem de rituais, proteção e defumação psíquica, noções dos oráculos, ervas e poções mágicas, viagem astral, cozinha da bruxa, entre outros temas. “Durante a nossa vida procuramos em diversas partes do mundo respostas sobre quem somos e porque estamos aqui, quando temos todas elas respondidas dentro de cada um de nós. É só procurar”, diz a professora, ao lembrar que a bruxaria ajuda nesse caminho, pois ensina primordialmente o despertar do sexto sentido.

Terapias alternativas

Caso você não acredite no poder sensitivo dos bruxos e acha que isso é coisa para filme de Harry Potter, mas gosta de terapias alternativas ou tem interesse por conhecimentos esotéricos, tente outro estudo. A Casa de Bruxa oferece cursos de qualificação profissional em estética holística corporal e facial, em massagem terapêutica e em terapia vibracional, além de uma infinidade de cursos livres e palestras sobre variados temas dentro do segmento a que se propõe.

Antes de tratar o físico, os especialistas da casa e formandos procuram detectar a causa do problema e só depois aplicam as terapias necessárias para cada caso. “Temos esse cuidado porque geralmente a doença não está no corpo, mas sim na alma e por isso o diálogo e a triagem são etapas importantes para melhor direcionar o tratamento”, argumenta Tania. O terapeuta holístico tem a sua disposição uma série de procedimentos de cura, entre eles, massagens, florais, argiloterapia, shiatsu, auriculoterapia, reiki, do-in, cromoterapia e tantos outros que são ministrados na universidade.

A parte prática ocorre nos tratamentos gratuitos ou com custo simbólico que a Casa de Bruxa disponibiliza à comunidade durante as quartas e sextas-feiras, e por meio de parcerias de estágios que mantém com a Universidade Anhanguera, com os Hospitais Cristóvão da Gama e Bartira, com o Sesc, entre outros.

Receitas da bruxa

Além das salas direcionadas aos cursos, terapias e palestras, a Universidade holística conta com um espaço cigano para leitura de tarô, quiromancia, cafeomancia, runas, astrologia e bola de cristal. Tem ainda um herbário suspenso usado nas aulas de fitoterapia e uma arena próxima à fonte para aulas de dança cigana, dança do ventre e tribal. Há também a bruxoteca com mais de dois mil livros disponíveis sobre temas místicos, a sala reservada ao aprendizado das culturas dos incas, índios e maias, a sala de Isis que homenageia o Egito e, logicamente, a sala de bruxaria com a cozinha da bruxa acoplada. No local, muitas receitas são preparadas para atrair felicidade, despertar a sexualidade, aumentar o magnetismo, trazer harmonia, todas sempre no caminho do bem. Quer um exemplo? Então, anote:

Arroz da Prosperidade

Antes de iniciar o preparo, acenda uma vela amarela, que simboliza o ouro e só a apague quando terminar. Na hora de refogar, acrescente açafrão da terra também conhecido como curcuma, planta que atrai dinheiro. Ao misturar, imagine os caminhos se abrindo e pense em prosperidade. Faça o mesmo na hora de comer.

BOX

Eventos externos

Há nove anos a Casa de Bruxa organiza Convenções de Bruxas e Magos, na cidade de Paranapiacaba, em São Paulo. É um evento aberto ao público que acontece anualmente sempre no mês de maio, com o objetivo de desmitificar a bruxaria e outras filosofias que seguem a mesma linha. Na ocasião, vários convidados se apresentam para levar informações sobre energia e natureza humana por meio de palestras, workshops, peças de teatro, danças, entre outras apresentações.

Outro evento muito esperado é realizado neste mês. Em sua 16ª edição, o Halloween da Casa de Bruxa segue os costumes dos antigos Celtas com muitas brincadeiras e alegria sempre observando o planeta que está regendo o próximo ano. A festa será realizada no dia 31, na Associação Atlética Banco do Brasil, a partir das 20h30.

Fonte : Revista da Coop – Outubro/2012

 

Tagged as: ,

2 Respostas »

  1. Tudo isso nos faz orgulhosos de fazer parte da Casa. Simplesmente lindo. Obrigado Tania.

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: