Uma visão Espirita sobre sono e sonhos …

Uma visão Espirita sobre sono e sonhos …

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Chama-se emancipação da alma, o desprendimento do Espírito encarnado, possibilitando-lhe afastar-se momentaneamente do corpo físico. No estado de emancipação da alma, o Espírito se desloca do corpo físico, os laços que o unem à matéria ficam mais tênues, mais flexíveis e o corpo perispiritual age com maior liberdade.

 

SONO E SONHOS

Sono é um estado em que cessam as atividades físicas motoras e sensoriais. Dormimos um terço de nossas vidas e o sono, além das propriedades restauradoras da organização física, concede-nos possibilidades de enriquecimento espiritual através das experiências vivenciadas enquanto dormimos.

Sonho é a lembrança dos fatos, dos acontecimentos ocorridos durante o sono.

Os sonhos, em sua generalidade, não representam, como muitos pensam, uma fantasia das nossas almas.

 

A VISÃO DA CIÊNCIA SOBRE OS SONHOS

A ciência oficial, analisando tão somente os aspectos fisiológicos das atividades oníricas (relativo aos sonhos), ainda não conseguiu conceituar com clareza e objetividade o sono e o sonho.

Sem considerar a emancipação da alma e sem conhecer as propriedades e funções do perispírito, fica, realmente, difícil explicar a variedade das manifestações que ocorrem durante o repouso do corpo físico. Freud, o precursor dos estudos mais avançados nesta área, julgava que os instintos, quando reprimidos, tendem a se manifestar e uma destas manifestações seria através dos sonhos.

 

A VISÃO DO ESPIRITISMO SOBRE OS SONHOS

Allan Kardec, através da Codificação Espírita, principalmente no Livro dos Espíritos Cap. VIII – questões 400 a 455, analisou a emancipação da alma e os sonhos em seus aspectos fisiológicos e espirituais.

Allan Kardec tece comentários muito importantes acerca dos sonhos:

  • sono liberta parcialmente a alma do corpo
  • Espírito jamais está inativo.
  • Têm a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro.
  • Adquire mais liberdade de ação delimitada pelo grau de exteriorização.
  • Podemos entrar em contato com outros Espíritos encarnados ou desencarnados.
  • Enquanto dormem, algumas pessoas enquanto dormem procuram Espíritos que lhes são superiores (estudam, trabalham, recebem orientações, pedem conselhos).

Outras pessoas procuram os Espíritos inferiores com os quais irão aos lugares com que se  afinizam.

SONHOS – CLASSIFICAÇÃO

Martins Peralva, no livro “Estudando a Mediunidade”, propõe a seguinte classificação dos sonhos : Comuns, Reflexivos e Espíritas

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori