Poções & Encantos by Tânia Gori

Preparativos para o Halloween

Reflexão do Agora

Preparativos para o Halloween

Rainha da Festa!

“Por atrair sorte, a ABÓBORA é empregada em diversos pães, doces e bolos no dia do Halloween. Ela também é usada crua e inteira em rituais. Em cima dela são colocadas cinco pimentas formando a estrela de cinco pontas com a intenção de “queimar” as coisas ruins. Também são usados trigo, louro, e duas colheres de pau de cabeça para baixo. Durante o ano, a abóbora permanece em local visível e apenas é jogada na terra quando se estraga.
Ricas em beta-caroteno e vitamina C, as abóboras apresentam muitas variedades, entre elas, abóbora-moranga, abóbora-do-mato ou abóbora-do-campo.
Como absorvem água, perdem alguns nutrientes e calorias quando fervidas. A abóbora-moranga, menor e mais doce, é a melhor para ser cozida e assada. Com casca dura, também é ideal para armazenamento. Pode durar cerca de um mês em local fresco e seco. Quando todas as variedades estão verdes devem ser cozidas e consumidas inteira.
Até a sua polpa pode ser aproveitada para o preparo de diversos pratos doces ou salgados. Que tal usar as suas flores para fazer um refogado, à milanesa. Nada mal, não é?
Aproveite essa fruta funcional e use a sua criatividade na cozinha…” –  Ai vão algumas dicas:
Creme de Abóbora com Pimenta Rosa
-6 xícaras de abóbora picada
-1 cebola média
-1 talo de alho poró
-2 colheres de azeite de oliva
-2 colheres de chá de pimenta rosa
-2 copos de caldo de legumes caseiro 
1. Cozinhe a abóbora no caldo de legumes por 20 minutos. Reserve.
2. Refogue a cebola, o alho e a pimenta no azeite de oliva.
3. Bata no liquidificador acrescentando o caldo aos poucos até chegar à consistência desejada.
4. Aqueça, enfeite com pimentas rosa e sirva.
 
sufle_abobora_2S.jpg
 
Suflê de Abóbora
 
800 gr de abóbora cortada em cubos
6 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite quente
Pimenta e noz moscada moídas
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 ovos, gemas e claras separadas
Sal a gosto
 
Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Cozinhe a abóbora como quiser—eu fiz no vapor—depois passe pelo food mill, ou amassador de batatas. Junte a manteiga, o leite, adicione a pimenta, noz moscada. Coloque as gemas batidas, o queijo e sal a gosto. Bata as claras em neve e junte à mistura de abóbora. Coloque numa forma de suflê bem untada. Como eu não tinha forma de suflê usei ramequins. Asse por 25 minutos. Sirva imediatamente.
 
Nhoque de Abóbora ao Molho Rosé
 
 

Nhoque de Abóbora ao Molho Rosé

Ingredientes

Massa:

– 1 ½ kg de abóbora japonesa cozida

– 500 gramas de farinha de trigo peneirada

– sal a gosto

– molho rosé

Molho Sugo:

– 4 tomates maduros

– ½ cebola picada

– 2 dentes de alho

– manjericão a gosto

– salsinha a gosto

– cebolinha a gosto

– sal a gosto

– 1 colher (sopa) de extrato de tomate

– 100 ml de água

– 1 colher (sopa) de azeite

Molho Branco:

– 50 g de margarina culinária

– 50 g de farinha de trigo

– 250 ml de leite desnatado

– quanto baste noz-moscada

Modo de Preparo

Massa:

Amasse bem a abóbora. Passe pela peneira, tempere com sal e junte a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa uniforme que se possa enrolar. Forme rolinhos e corte os nhoques. Passe na farinha de trigo. Coloque uma panela com água e sal no fogo e, quando começar a ferver, junte os nhoques. Deixe cozinhar durante 5 minutos e quando subirem à superfície estarão prontos.
Molho ao sugo:
Descasque o tomate e bata no liquidificador. Reserve. Aqueça uma panela e adicione o azeite. Em seguida acrescente a cebola e o alho e mexa bem. Depois adicione o tomate batido, o extrato de tomate, o sal e a água. Mexe e adicione aos poucos a salsinha, o manjericão e a cebolinha. E deixe cozinhar uns 30 minutos.

Risoto de Abóbora

Ingredientes:

1/2 cebola picada
3 col. de sopa de manteiga
500g de abóbora em cubos. Eu usei Butternut Squash. Acho que no Brasil chama abóbora pescoço.
1 copo e meio de arroz Arborio ou Carnaroli
2 col. de sopa de salsinha
1/2 copo de parmesão ralado + parmesão para hora de servir.
5 copos de caldo de carne
Sal
Pimenta-do-reíno
Tempo de preparo: 45 minutos

Modo de fazer (4-6 pessoas):

Coloque 2 col. de sopa de manteiga em uma frigideira grande e de fundo grosso em fogo médio-baixo. Frite a cebola até ela ficar dourada.

Limpe a abóbora, tire a casca e corte em cubos. Quando a cebola estiver pronta, adiciona os cubos de abóbora junto com 1/2 copo de água. Adicione sal e pimenta.

Cozinhe até a água evaporar e a abóbora ficar macia. 10-15minutos. Se precisar coloque um pouco mais de água.

Enquanto a abóbora esta cozinhando aqueça o caldo de carne.

Quando a abóbora ficar pronta, adicione o arroz e misture bem. Comece a adicionar o caldo. É importante lembrar de colocar 1 concha e deixar secar antes de colocar a próxima. Mexa sempre até o arroz vai ficar pronto, aproximadamente 20 minutos.

Quando o arroz estiver no ponto remova o risoto do fogo. Adicione a salsinha, o parmesão e 1 col. de sopa de manteiga. Mexa. Acerte o sal e sirva imediatamente com um pouco de parmesão e salsinha por cima..

Pão de Abóbora
1 xícara de água
30 g de fermento fresco
100 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
500 g de polpa de abóbora madura – de pescoço ou japonesa (cozida no vapor, sem casca, amassada)
50 ml de azeite de oliva
750 g de farinha (a quantidade é apenas indicativa, pois pode variar de acordo com o grau de umidade da abóbora)
½ xícara de uvas passas
1 ovo batido
Numa tigela grande, misture a água com o fermento e metade do açúcar. Espere 15 minutos ou até espumar. Junte então o açúcar restante, o sal, a polpa de abóbora amassada e o azeite. Misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo e mexendo com colher de pau. Quando começar a ficar difícil de mexer a massa, passe-a para uma superfície enfarinhada e vá amassando, juntando farinha devagar, até formar uma massa lisa e homogênea. Junte as uvas passas e amasse até incorporá-las. Volte a massa para a tigela, cubra com pano e espere até a massa crescer (caso não tenha experiência com pães, coloque uma bolinha da massa num copo de água fria – quando a bolinha subir, a massa estará crescida). Passe a massa para a superfície enfarinhada, divida em 3 e molde os pães em bolas e coloque-os afastados em uma assadeira grande, untada e enfarinhada. Ou coloque-os em forma de pão. Cubra com pano e deixe crescer por mais meia hora ou até voltar a crescer novamente. Pincele a superfície dos pães, com carinho, com um ovo batido (qualquer batida na forma ou pressão com o pincel pode levar a massa a perder volume, portanto, muito cuidado nesta hora). Se quiser, faça cortes com lâmina afiada (bisturi, estilete ou gilete). Leve ao forno preaquecido médio (220 ºC mais ou menos) e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que fiquem bem dourados. Esfrie sobre uma grade e resista a comê-lo inteiro, quentinho, com manteiga.
Rende: 3 pães de 10 fatias
Nota: Pode ser amassado numa máquina de pão, no modo “massa” – aquele ciclo de 1 hora e meia, que só amassa e faz crescer. Desde, é claro, que a sua máquina suporte este peso de massa. Deixe a tampa aberta porque cresce além dela. Depois de crescida, tire a massa do recipiente, divida e o resto é igual ao explicado na receita.
Bacalhau Gratinado com Abóboras

Bacalhau Gratinado com Abóboras

Ingredientes

– 1kg de bacalhau ling demolhado

– 2 colheres (sopa) de azeite

– 2 dentes de alho amassados

– 2 cebolas em tiras

– 2 tomates picados

– 300g de abóbora moranga ralada

– 100g de mussarela ralada

– 2 colheres (sopa) de queijo ralado

– 1/2 xícara (chá) de requeijão light

– Salsinha picada, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho por 24 horas trocando de água.Leve-o para cozinhar na água. Desfie em lascas e reserve.

Aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o tomate e acrescente o bacalhau. Mexa mais um pouco e junte a salsinha e a pimenta. Reserve.

Montagem

Coloque o bacalhau no fundo de um refratário, em seguida requeijão, a abóbora ralada, a mussarela. Finalize com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

Bobó de Abóbora com Carne

Ingredientes:

– 400 gramas de carne de boi;

– 800 gramas de abóbora (de preferência o pescoço);

– 02 cebolas médias;

– ½ pimentão verde;

– 100 ml de leite de coco;

– 50 gramas de bacon picadinho;

– 01 colher de manteiga;

– 02 colheres de óleo de canola;

– 01 colher de alho triturado;

– orégano e sal a gosto.

Modo de fazer:

Ponha a abóbora para cozinhar já descascada, água até cobrir de leve e uma pitada de sal. Numa frigideira coloque uma colher de manteiga e refogue o bacon picadinho, quando estiver fritinho, acrescente o alho e o orégano, frite e acrescente a carne em tiras já temperada com sal. Em fogo baixo cozinhe a carne até selar e cozinhar por completo. Não cozinhe demais para que não fique dura. Desligue e reserve noutra vasilha. Aproveite a frigideira e acrescente duas colheres de óleo de canola e frite as cebolas cortadas em gomos de preferência e pimentão em pedacinhos. Reserve. Veja se a abóbora cozinhou até desmanchar. Se necessário for, acrescente pouca água apenas para não queimar. Se assim estiver, mexa com um garfo e despeje no copo do liquidificador acrescentando o leite de coco. Bata até se tornar um creme. Volte à panela e junte a carne e a cebola frita. Misture bem e saboreie quente.

Doce de Abóbora em Calda

Ingredientes:

-500 g de abóbora madura descascada, cortada em cubinhos
-2 cravos da índia
-4 cascas de canela
-600 mL de água
-1 xícara (chá) de adoçante culinário
-1 colher (chá) de suco de limão

Modo de preparar:

Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o suco de limão, o adoçante culinário, os cravos e as cascas de canela. Leve ao fogo até cozinhar a abóbora, sem desmanchá-la (mais ou menos 20 minutos). Deixe esfriar e sirva gelado.

Torta de abóbora no liquidificador

Quiche de Abóbora no Liquidificador

Ingredientes

· 500 g de abóbora madura cortada em cubos
· 1 folha de louro
· 1 envelope de caldo de legumes
· 1 xícara (chá) de óleo
· 1 xícara (chá) de leite
· 3 ovos
· 1 colher (sopa) de fermento em pó
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (chá) de sal
· 150 g de queijo fresco em fatias
· 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, coloque os cubos de abóbora e cubra-os com água.

2. Coloque a folha de louro, o caldo de legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos após o início da pressão.

3. Escorra bem e amasse com o garfo. Reserve.

4. No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, o fermento, a farinha de trigo e o sal.

5. Transfira para uma tigela e misture bem a abóbora amassada.

6. Em uma forma redonda média, untada e polvilhada com farinha de trigo, distribua metade da massa, cubra com as fatias de queijo, salpique com o orégano e coloque em cima o restante da massa.

7. Leve ao forno médio, preaquecido, durante 20 minutos.

Dica: se preferir, substitua a abóbora por mandioquinha.

Fonte :  às 17:03:00

Tagged as:

Categorised in: Bate Papo com a Bruxa, simpatias & Feitiços

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: