Culto antigo à deusa solar originária da Anatólia, Medusa, reverenciada por suas sacerdotisas que usavam máscaras de serpentes. É um aspecto da Deusa Atena da Líbia, onde era a Deusa-Serpente das amazonas Líbias.
Era uma das três Górgonas, irmãs más. Filhas de Fórcis e Ceto.
Conta a lenda que as górgonas eram extremamente belas e de cabelos invejáveis. Mas eram desregradas e sem escrúpulos. Medusa, era chamada de impetuosa, Esteno, a que oprime, e Euríale, a que está à margem.
Por serem belas mas perversas, causou irritação nos demais deuses e principalmente em Atena. Esta, admirou-se de ver que a beleza das Górgonas as fazia exatamente idênticas a ela.
Atena, para não permitir que deusas iguais a ela demonstrassem um comportamento maligno, deformou-lhes a aparência. Os belos cachos das irmãs transformaram-se em ninhos de cobras letais e violentas que picavam suas faces. Seus dentes viraram presas de javalis e seus pés e mãos macias se tornaram bronzes frios e pesados. E ainda condenou a transformar em pedra tudo aquilo que pudesse contemplar seus olhos.
Ninguém poderia olhar para elas pois encontraria a morte.
A deusa da guerra e da sabedoria foi mais além. Como vingança por Medusa ter cedido às investidas de Poseidon no próprio Templo de Atena, esta lhe tomou a imortalidade fazendo-a ser a única mortal entre as Górgonas.
Mais tarde, Perseu contou com a ajuda de Atena e de outros deuses para encontrar Medusa e cortar sua cabeça.
Com esta cabeça, Perseu teria realizado prodígios pois mesmo depois de Medusa morta, a cabeça continuava viva e quem olhasse para seus olhos se tornava pedra.
Ao ser decapitada, Medusa que estava grávida, teve dois filhos. O cavalo alado Pégasus e o gigante Crisaor.
Medusa tirava a vida com um simples olhar. Isso significava que não podia ser vista de frente.
Seu nome quer dizer sabedoria soberana feminina. Todas as faces da Grande Deusa Primordial: os Ciclos do Tempo como passado, presente e futuro. É a guardiã dos limiares e mediadora entre os reinos do céu, da terra e do mundo subterrâneo.
Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori