Poções & Encantos by Tânia Gori

A primavera está chegando …

Reflexão do Agora

SIGNIFICADO DO SABBATH OSTARA

É uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a Terra está pronta para ser plantada.

Ostara é o momento de festa, alegria, jovialidade, reflexão e de corrermos atrás de nossas metas. Momento de  celebrarmos a fertilidade e a vida na Terra, por isso é um excelente momento para passarmos com as crianças, no campo, em festa, piqueniques, e momentos alegres.
É também um ótimo momento de acertarmos os últimos pontos para começarmos a correr atrás de nossas metas no ano, e assim, não deixar nada pendente ou sem fazer. É um momento de paz e perdão, por isso é sempre bom agirmos de coração aberto e sereno nessa época. E não se esqueça, é um período regido pelas emoções, pelo amor, pelas paixões e sentimentos, então, deixe-se levar por elas.

Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.

O Altar deve ser enfeitado com flores.

É um costume muito antigo colocar ovos pintados no Altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos.

Nesse caso, não utilize tintas tóxicas, pois podem provocar problemas se ingeridas. Use anilinas para bolo, ou cozinhe os ovos com cascas de cebola na água, o que dará uma bela cor dourada.

Antes de comê-los, todos devem girar de mãos dadas em volta do Altar para energizar os pedidos.

Os ovos devem ser decorados com símbolos mágicos, ou de acordo com a sua criatividade. Os pedidos devem ser voltados à “fertilidade” em todas as áreas.

Outra dica ….

Junte-se com amigos e realize nessa tarde um piquenique bem alegre, com direito a conversas, brincadeiras, cantos. Faça algo bem farto e dê preferência às coisas que levem ovos, leite e derivados em sua fabricação. Enfeite tudo com flores e, se possível, peça para que todos usem coroas e arcos floridos na cabeça e/ou no corpo.
Durante o piquenique, uma boa brincadeira pode ser o “Caça aos ovos”, esconda pelo local o número de ovos  (ainda crus – tenha cuidado) de acordo com o número de participantes, e peça para que cada um encontre o seu. Após isso, deixe que cada um adorne seu ovo como preferir e todos juntos realizem uma bênção ao ovo:
“Fértil ovo de vida tão antiga,
traga alegria e risos e cesse toda briga
com a sua enorme fertilidade,
garanta perfeito amor e tranquilidade
para todos, não só os que aqui estão.
Quer sejam pessoas, coisas, plantas, animais ou animais de estimação!”

Esse ovo cada um deverá levar para casa e enterrá-lo no quintal (se não puder em seu quintal, ou se não tiver um, enterre em algum lugar calmo e de muita tranquilidade). Fique atento, porque o ovo pode chocar, caso isso aconteça (o que é raro), a vida dele gerada é responsabilidade sua!

Caso não poça fazer a Caça aos Ovos, pode pedir para que as pessoas levem seus ovos e troquem entre si, de forma a todos terem um ovo no final, e realize o resto normalmente.
Continuando, para a libação e condimento sugiro leite no lugar do vinho e como condimento, peça que cada pessoa traga de casa ovos cozidos (com a casca), no qual escreveram na casca (giz de cera branco é ideal) algo que gostariam de adquirir ou acrescentar no ano e em sua própria vida (ex.: generosidade), por cima, pinte o ovo da cor que você acredita que represente esse elemento. Na hora da libação abençoe a libação e os condimentos como de costume. Repasse o leite e peça para que cada um coma seu(s) ovo(s) cozido(s), encorporando assim aquilo que pediram.
Com todos já cheios da energia desse tempo, façam uma dança circular e coloque três pessoas ao centro, as quais derrama no solo um pouco de leite, mel e água, para nutri-lo e garanti-lo sadio e forte para todo o ano.
Por fim, realize uma confraternização, e o ideal (já que já estamos no costume social dos ovos de páscoa) é terminar tudo com um chococulto (ovos de páscoa serão ainda mais bem vindos nesse momento, principalmente se envolver crianças).
COMEMORANDO O EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – OSTARA

Deve-se colocar flores no altar, ao redor do círculo e enfiadas no chão. O caldeirão pode ser cheio com água mineral e flores, e botões e brotos também podem adornar as vestes. Uma pequena planta deve ser colocada no altar.

Prepare o altar, acenda as velas (brancas) e o incenso (de mirra):
A vela é ao leste, elemento fogo
O incenso é ao sul, elemento ar
A água é a oeste, elemento água
O sal é ao norte, elemento terra

Abra o círculo, observe a planta:

Toque a planta. Concentre-se a sua energia e através dela com toda natureza. Visualize do centro de sua consciência para fora de seu braço e dedos. Explore sua natureza interior; sinta o milagroso processo da vida ativos em seu interior.

Após algum tempo, ainda tocando a planta, diga:

Caminho pela terra em amizade, não como dominador. Pela benção da Mãe Natureza deposite em mim, através desta planta um amor por todas as coisas vivas; Ensinem-me a reverenciar a Terra e todos os seus tesouros. Que eu jamais me esqueça.

Distribua flores para os convidados.

Celebre um banquete simples. O círculo está desfeito.

COMIDAS TÍPICAS DO EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – OSTARA

Pão de gergelim, castanhas, verduras folhosas e verdes, bolinhos de arroz e pãezinhos feitos com grãos, como sementes de girassol, gergelim e cravos.
Sirva os ovos cozidos e enfeitados.
Para beber, sirva suco de frutas.

ERVAS TÍPICAS DO EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – OSTARA
Cinco-folhas, Narciso, Madressilva, Íris, Jasmim, Rosa, Morango e Violeta.

Outra dica é fazer um jardim mágico ….

image

“Quando acontece a primavera, a Natureza esta em festa.
Os Deuses, os animais e as plantas dançam alegres.
Sinta você também  essa felicidade celebrando o Festival da Primavera…”

A natureza como  um todo é mágica, mas nessa época do ano é costume preparar um jardim mágico. Uma atividade bem simples… É mágico porque você se compromete a cuidar dele todos os dias de acordo com as fases da lua, respeitando o tempo da terra, das sementes, dos brotos e das folhas…

Sim, porque o nosso tempo hoje é regido por ponteiros, mas o tempo das plantas é outro e é justamente acompanhando esse tempo através desse jardim que descobrimos o equilíbrio necessário para estarmos em contato com toda forma de magia existente no universo.

Comece escolhendo um local para ser o seu jardim, não precisa ser no quintal (se você morar em apartamento pode providenciar uma simples caixa de madeira). Não se preocupe com o tamanho do seu jardim, preocupe-se apenas em se dedicar a ele em tempo integral.

Um jardim precisa de adubos, água, poda, entre outros muitos cuidados…

Local escolhido, procure pedregulhos para colocar no fundo do local escolhido, é preciso uma densa camada. Em seguida coloque uma camada de areia e por fim a terra vegetal. Não coloque terra até o alto, deixe um espaço de um palmo entre a superfície do local escolhido.

Escolha as sementes que irá plantar, seja quais forem, lembre-se que toda planta precisa de espaço e depende exclusivamente da época do ano. Então certifique-se de escolher as sementes certas.

Por exemplo, se você for fazer um jardim de ervas: nessa época do ano é fácil plantar: mangericão, mangerona, salsa, alecrim…

Todas essas plantas gostam do sol da manhã, adoram água e precisam ser adubadas com adubo orgânico, ou seja, aquelas coisas que você habitualmente joga fora na sua cozinha como: cascas de batatas, cenouras, pepinos, entre outros. A casca de ovo é um excelente ingrediente para a terra, então lave a casca de ovo, moa com ajuda de um pau de macarrão e coloque sobre a terra…

Lembre-se de verificar as fases da lua: melhor fase para plantar é a lua crescente) e para colher ervas ou frutos a lua cheia, a poda deve ser feita na lua minguante e quanto a adubar, depende do tipo de planta que está cultivando…

Coloque pedras no seu jardim, uma ou duas, não precisa exagerar na quantidade e tenha sempre um punhado de gergelim para afastar as pragas: formigas, cochonilha, entre outros…

Beijos Encantados

Tânia Gori

Fonte : Textos da internet.

Advertisements

Tagged as: , ,

2 Respostas »

  1. Oie, Tania, que saudades!!! Como está tudo por aí? Aqui tudo bem!
    Na noite de 4 para 5 de outubro eu sonhei com você a noite toda, você estava com uma bata cor de gelo, e eu te abraçava, a gente conversava, a gente se abraçava de novo, foi muito legal, parace que realmente estive com você.
    Sabe que passarinhos estão vindo muuuito pertinho, fazendo ninhos nas árvores das minhas janelas, coisa que eu queria muito, porque tenho uma ligação especial com eles… são muito fofos!
    Como agora sou Evangélica (o que eu mais criticava…rs…), não estou com as energias de Bruxa, por isso não estou fazendo cursos nem indo a atendimentos, mas AMO vocês, a Beth, Vanessa, Domício, Mileide e você.
    Foi muito bom o tempo que passei na Casa de Bruxa com todos vocês, sempre estarão no meu coração, um super beijo, um grande abraço, Ines Bertolucci.

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: