SIGNIFICADO DO SABBATH OSTARA
É uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a Terra está pronta para ser plantada.
Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.
O Altar deve ser enfeitado com flores.
É um costume muito antigo colocar ovos pintados no Altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos.
Nesse caso, não utilize tintas tóxicas, pois podem provocar problemas se ingeridas. Use anilinas para bolo, ou cozinhe os ovos com cascas de cebola na água, o que dará uma bela cor dourada.
Antes de comê-los, todos devem girar de mãos dadas em volta do Altar para energizar os pedidos.
Os ovos devem ser decorados com símbolos mágicos, ou de acordo com a sua criatividade. Os pedidos devem ser voltados à “fertilidade” em todas as áreas.
Outra dica ….
Esse ovo cada um deverá levar para casa e enterrá-lo no quintal (se não puder em seu quintal, ou se não tiver um, enterre em algum lugar calmo e de muita tranquilidade). Fique atento, porque o ovo pode chocar, caso isso aconteça (o que é raro), a vida dele gerada é responsabilidade sua!
Deve-se colocar flores no altar, ao redor do círculo e enfiadas no chão. O caldeirão pode ser cheio com água mineral e flores, e botões e brotos também podem adornar as vestes. Uma pequena planta deve ser colocada no altar.
Prepare o altar, acenda as velas (brancas) e o incenso (de mirra):
A vela é ao leste, elemento fogo
O incenso é ao sul, elemento ar
A água é a oeste, elemento água
O sal é ao norte, elemento terra
Abra o círculo, observe a planta:
Toque a planta. Concentre-se a sua energia e através dela com toda natureza. Visualize do centro de sua consciência para fora de seu braço e dedos. Explore sua natureza interior; sinta o milagroso processo da vida ativos em seu interior.
Após algum tempo, ainda tocando a planta, diga:
Caminho pela terra em amizade, não como dominador. Pela benção da Mãe Natureza deposite em mim, através desta planta um amor por todas as coisas vivas; Ensinem-me a reverenciar a Terra e todos os seus tesouros. Que eu jamais me esqueça.
Distribua flores para os convidados.
Celebre um banquete simples. O círculo está desfeito.
COMIDAS TÍPICAS DO EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – OSTARA
Pão de gergelim, castanhas, verduras folhosas e verdes, bolinhos de arroz e pãezinhos feitos com grãos, como sementes de girassol, gergelim e cravos.
Sirva os ovos cozidos e enfeitados.
Para beber, sirva suco de frutas.
ERVAS TÍPICAS DO EQUINÓCIO DE PRIMAVERA – OSTARA
Cinco-folhas, Narciso, Madressilva, Íris, Jasmim, Rosa, Morango e Violeta.
Outra dica é fazer um jardim mágico ….
“Quando acontece a primavera, a Natureza esta em festa.
Os Deuses, os animais e as plantas dançam alegres.
Sinta você também essa felicidade celebrando o Festival da Primavera…”
A natureza como um todo é mágica, mas nessa época do ano é costume preparar um jardim mágico. Uma atividade bem simples… É mágico porque você se compromete a cuidar dele todos os dias de acordo com as fases da lua, respeitando o tempo da terra, das sementes, dos brotos e das folhas…
Sim, porque o nosso tempo hoje é regido por ponteiros, mas o tempo das plantas é outro e é justamente acompanhando esse tempo através desse jardim que descobrimos o equilíbrio necessário para estarmos em contato com toda forma de magia existente no universo.
Comece escolhendo um local para ser o seu jardim, não precisa ser no quintal (se você morar em apartamento pode providenciar uma simples caixa de madeira). Não se preocupe com o tamanho do seu jardim, preocupe-se apenas em se dedicar a ele em tempo integral.
Um jardim precisa de adubos, água, poda, entre outros muitos cuidados…
Local escolhido, procure pedregulhos para colocar no fundo do local escolhido, é preciso uma densa camada. Em seguida coloque uma camada de areia e por fim a terra vegetal. Não coloque terra até o alto, deixe um espaço de um palmo entre a superfície do local escolhido.
Escolha as sementes que irá plantar, seja quais forem, lembre-se que toda planta precisa de espaço e depende exclusivamente da época do ano. Então certifique-se de escolher as sementes certas.
Por exemplo, se você for fazer um jardim de ervas: nessa época do ano é fácil plantar: mangericão, mangerona, salsa, alecrim…
Todas essas plantas gostam do sol da manhã, adoram água e precisam ser adubadas com adubo orgânico, ou seja, aquelas coisas que você habitualmente joga fora na sua cozinha como: cascas de batatas, cenouras, pepinos, entre outros. A casca de ovo é um excelente ingrediente para a terra, então lave a casca de ovo, moa com ajuda de um pau de macarrão e coloque sobre a terra…
Lembre-se de verificar as fases da lua: melhor fase para plantar é a lua crescente) e para colher ervas ou frutos a lua cheia, a poda deve ser feita na lua minguante e quanto a adubar, depende do tipo de planta que está cultivando…
Coloque pedras no seu jardim, uma ou duas, não precisa exagerar na quantidade e tenha sempre um punhado de gergelim para afastar as pragas: formigas, cochonilha, entre outros…
Beijos Encantados
Tânia Gori
Fonte : Textos da internet.
Oie, Tania, que saudades!!! Como está tudo por aí? Aqui tudo bem!
Na noite de 4 para 5 de outubro eu sonhei com você a noite toda, você estava com uma bata cor de gelo, e eu te abraçava, a gente conversava, a gente se abraçava de novo, foi muito legal, parace que realmente estive com você.
Sabe que passarinhos estão vindo muuuito pertinho, fazendo ninhos nas árvores das minhas janelas, coisa que eu queria muito, porque tenho uma ligação especial com eles… são muito fofos!
Como agora sou Evangélica (o que eu mais criticava…rs…), não estou com as energias de Bruxa, por isso não estou fazendo cursos nem indo a atendimentos, mas AMO vocês, a Beth, Vanessa, Domício, Mileide e você.
Foi muito bom o tempo que passei na Casa de Bruxa com todos vocês, sempre estarão no meu coração, um super beijo, um grande abraço, Ines Bertolucci.
Fico feliz que esteja bem.
Bjs Encantados