Poções & Encantos by Tânia Gori

Qual o mistério do número 9 ?

Por que sobre o 9 se todos os números têm sua importância, da mesma forma que as letras na decifração de mistérios, na vida de todos e de cada um diante do Universo?

Eu me fiz esta pergunta quando senti uma enorme vontade de escrever sobre este número, sobre este algarismo, e felizmente a resposta não se fez tardar dentro de mim. Assim, sei que resolvi escrever sobre ele por ter nascido no mês 9. Nascido? Com certeza que não; renascido, certamente sim.

Sei que temos, ao longo do tempo, muitos renascimentos, mas como apenas me lembro deste, dia, mês e ano, é sobre este queescreverei.

A Grande novena se formou pela evolução dos três Mundos: Divino, Natural e Intelectual do Arquétipo trinitário, Osiris, Ísis, Horos ( essência, substância, vida).

Para os platônicos de Alexandria, a trindade se subdividia por três, formando os 9 princípios.

Na seita filosófica mais antiga da Índia, encontram-se os 9 princípios universais.

Na iniciação Órfica, foram admitidos três ternos de princípios:

I. A Noite, O Céu e O Tempo;
II. O Éter, A Luz, Os Astros;
III. O Sol, A Lua, A Natureza.

Estes princípios constituíam os 9 aspectos simbólicos do Universo. O 9, segundo Parmênides, diz respeito às coisas absolutas. O três repetido três vezes, consta de muitos ritos de feitiçaria e de magia. Três é o número da inovação e o seu quadrado (9) é o número da universalidade. Uróboro, a serpente que morde a própria calda (imagem do retorno do múltiplo ao uno), assemelha-se à representação gráfica do número “9” em muitos alfabetos (Persa, Armênio, Egípcio, Hierático, Tibetano, entre outros).

O 9 no tarot: prudência, meditação, reflexão (o ermitão). A mãe espera o bebê durante 9 meses, 9 luas! O tempo para uma existência entrar no Mundo! 9 meses! NOVE! Novena: 9 dias ou 9 noites para pedir, louvar e/ou agradecer. 9 é o número completo da análise total; é o símbolo da multiplicidade, retornando à unidade; portanto, o número da solidariedade cósmica, o número da redenção.

Os Egípcios diziam ser o 9 a montanha do sol. Jesus expirou na nona hora. Vishinu reencarnou 9 vezes. Na mitologia dos Mayas, a Deusa Nove é a Deusa da Lua Cheia. Para eles, este número é tão importante na magia quanto na medicina. No Panteon Asteca, há 9 divindades noturnas condenadas pelo Deus dos infernos. Para este povo, o 9 simboliza as coisas terrestres e noturnas. Ele é tão terrível quanto o treze é para os ocidentais. Noite, morte, falta de sorte, eis o 9. Para a maioria das cosmogonias indígenas, há 9 mundos subterrâneos. Toth, a serpente que rege o nono dia, rege igualmente o décimo terceiro. Para o esoterismo islâmico, descer os 9 degraus sem cair, significa ter dominado os 9 sentidos. É também o número que corresponde às 9 aberturas do homem, porconseguinte, às suas vias de comunicação com o mundo.

Um rei Asteca construíu um templo com 9 andares como os 9 Céus ou como as 9 Etapas que a alma deveria percorrer para conseguir o repouso eterno. Na mitologia centro-americana, o 9 simboliza os 9 céus sobre os quais gravita o sol. Por outro lado, como já foi dito, o 9 é o número Sagrado da Deusa Lua. Nos escritos Homéricos, o 9 tem um valor ritual. Latona sofreu 9 noites e 9 dias as dores do parto. Durante 9 dias, Deméter andou pelo mundo procurando sua filha Perséfones. Zeus teve em 9 noites de amor, 9 musas. Os Anjos estão classificados em 9 categorias, divididas em três tríades (o máximo da perfeição relativa, pois a absoluta só Deus a possui).

Assim, o 9 representa o coroamento dos esforços, o término de uma criação, sendo por isso a medida das buscas proveitosas. Os Magos e antigos Feiticeiros consideram-no também como indicador das estações, podendo inclusive medí-las, determiná-las.

9 são os nós dos bambus Tauístas. Este número é a base da maior parte das cerimônias Tauístas do templo dos Han. O Tao-Te-King tem 81 capítulos, ou seja, 9 multiplicado por 9 e para completar, 8 mais 1, soma 9.

O Trono Imperial Chinês tem 9 degraus e 9 portas que o separam do mundo exterior, porque o Microcosmo é feito à semelhança do Céu. Aos 9 Céus, opõem-se as 9 Fontes que são as Moradas dos Mortos. O Céu Chinês tem 9 planícies e 9.999 cantos. Os Céus Budistas também são 9. 9 foram as regiões de onde os 9 pastores trouxeram o metal para a fundição dos 9 caldeirões. 9 noites e 9 dias é o tempo que separa o Céu da Terra e esta do Inferno.

Sendo o 9 o último número da série dos algarismos, significa um fim e um recomeço como bem o compreenderam as diversas culturas. Embora ainda reste muito a dizer sobre o 9, deixamos o complemento para os numerólogos, ou para outros Magos, Feiticeiros… Creio ter dito o suficiente, acrescentando apenas que, para Danti e Beatriz, 9 é o número do Céu e do amor. O amor dos dois ficou universalmente conhecido. O amor dos dois é real porque é amor. O amor é real, imortal…

Texto recebido pelo Email.

Beijos Encantados

Tânia Gori

Anúncios

Tagged as: ,

1 Response »

  1. É da Divina Comédia: Eu sou Beatriz que te faz andar, amor mimoso que me faz falar. (Nada se movimenta sem amor)
    Elpidio

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: