Poções & Encantos by Tânia Gori

Bara Brith – Pão tradicional do País de Gales. – Celtas Today

Reflexão do Agora

Bara Brith – Pão tradicional do País de Gales.

Bara Brith

Bara Brith é um pão tradicional galês, feito com frutas secas, chás e ervas locais, podendo ser encontrado facilmente em todo País de Gales. É geralmente servido quente com manteiga e acompanhado de uma boa xícara de chá. Em galês, o nome significa “pão salpicado ou pão manchado”, uma referência para as manchas coloridas criadas pelas frutas secas.

A panificação britânica tem uma longa tradição de pães fermentados à base de frutas destinados às mesas de chá, e cada região tem suas próprias tradições e receitas. O Bara Brith originou-se nos campos galeses, porem o nome Bara Brith foi originalmente usado apenas no norte de Gales, no sul, o mesmo pão é conhecido por Teisen Dorth (teisen significa bolo, e Dorth / torth é pão).

Bara Brith

Bara Brith é apreciado em todo País de Gales e dificilmente você não vai encontrar em qualquer loja ou Chá que entrar. Se for ao País de Gales tente pedir por um Bara Brith dizendo: “Bara Brith, os gwelwch yn dda” (Um Brith Bara, por favor).

Pães com frutas secas, nozes e especiarias remotam os tempos mais antigos, bem antes da descoberta das técnicas de fermentação atuais, tais pães e bolos já eram feitos com muita tradição. O verdadeiro Bara Brith é feito sem o uso de fermento, é usando a própria fermentação das frutas secas envolvidas em chá dias antes da preparação da massa como um super fermento natural que acelera a fermentação da massa como um todo.

Receitas de Bara Brith:

Tradicional receita de Bara Brith do País de Gales.

  • 450g – Frutas secas.
  • 250g – Açúcar Mascavo.
  • 300 ml – De chá quente já preparado
  • 450g – Farinha de Trigo
  • 30g – Banha de Porco ou manteiga caseira.
  • 1 – Ovo
  • 1 – Pitada de sal.

Modo de preparo:

Faça 300 ml de chá, hoje as receitas de Bara Brith usam chá preto, porem as receitas mais tradicionais usam qualquer chá de ervas típicas do País de Gales. Adicione o chá quente em um pote e em seguida adicione as fruta secas. Deixe o produto descansar por 2 dias tampado levemente com um pano, deixe em um lugar com pouca luz e com temperatura ambiente. O objetivo e fazer com que as frutas e o chá comecem a fermentar.

Passado os dois dias bata o ovo em uma pequena tigela e adicione o sal e a farinha, as farinhas de trigo das receitas antigas de Bara Brith usam o trigo moído no moinho de pedra então não é tão branca, é algo parecido com a farinha de trigo integral, mas com menos farelos. Misture a farinha com o ovo, adicione banha de porco e o açúcar mascavo. Por ultimo adicione a mistura do chá com as frutas secas até formar uma massa homogenia. Deixe a massa descansar por 12 horas ou até dobrar de tamanho. Despeje a mistura em uma forma de pão inglês untada com manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180 °c por cerca de 1 hora e 30 minutos. O pão deve ficar na cor dourada e firme ao toque. Esmalte o pão com mel enquanto ainda está bem quente. Deixe esfriar completamente antes de guardar.

Bara Brith moderno.

  • 400g – Frutas secas.
  • 175g – Açúcar Mascavo.
  • 350g – Farinha de Trigo com fermento
  • 1 – Colher de sopa de Manteiga.
  • 300 ml – Chá preto forte e quente.
  • 1 – Colher de chá de canela em pó.
  • 1 – Colhe de mistura de especiarias.
  • 1 – colher de sopa de mel.
  • 2 – colheres do suco de uma laranja.
  • 1 – Ovo
  • 1 – Pitada de sal.

Modo de preparo:

Coloque as frutas secas em uma tigela, despeje sobre elas o chá preto forte e quente, cubra e deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, misture o açúcar, o ovo, suco da laranja, o mel, e adicione esta mistura na tigela com as frutas e o chá. Peneire a farinha e especiarias, adicione a manteiga, o sal e misture tudo até formar uma massa única. Despeje a mistura em uma forma de pão inglês untada com manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180 °c por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. O pão deve ficar na cor dourada e firme ao toque. Esmalte o pão com mel enquanto ainda está bem quente. Deixe esfriar completamente antes de guardar.

Bom chá =)

Texto retirado do site http://www.celtastoday.com.br

 

Advertisements

Tagged as: , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: