
SAMHAIM. Era o nome dado pelos Celtas para o Ano Novo, comemorado no dia 31 de outubro, nos tempos antigos. Foi perpetuado pelas tradições da antiga religião – é a comemoração mais importante da Roda do Ano para os pagãos – e incorporado pelo cristianismo através do Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, 01 e 02 de novembro, respectivamente. É também lembrado nas manifestações culturais com o nome de Dia das Bruxas ou Halloween.
Os Celtas sabiam da importância desse dia. Entre 31 de outubro e 02 de novembro, os véus que separam o mundo espiritual do mundo material estão mais finos e a percepção do mundo sutil ocorre com muito mais facilidade. Por isso foi escolhido por eles para representar o encerramento de ciclo e abertura de uma nova fase em suas vidas.
A tradição de se confeccionar as Jack O’Lantern (lanternas de abóboras) veio da intenção de afastar os maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos às casas das pessoas neste dia. Portanto elas são protetoras e também oferecem luz para que os espíritos perdidos encontrem o caminho de volta à Deus/Deusa.
Devido à proximidade maior do mundo espiritual, o Samhaim é bem apropriado para rever o ano que passou desde o último 31 de outubro. Assim, com uma ajuda extra do Plano Divino, tomamos maior consciência do fizemos em nossas vidas, identificamos aspectos, situações e comportamentos que devemos deixar para trás e traçamos planos para o próximo ciclo.
É também um dia muito apropriado para reverenciar nossos ancestrais em homenagens e agradecimentos, pois podemos nos comunicar mais facilmente com eles.
E é do mesmo modo, o melhor dia do ano para se fazer consultas ao tarot, uma vez que este instrumento nos ajudam a entender melhor o que estamos vivenciando e aprofunda a compreensão dos nossos aprendizados, além da Orientação Divina estar mais facilmente compreensível por nós.
Unicamente para o dia 31 de outubro, há uma abertura especial de tarot, feita com todos os 22 Arcanos Maiores. Nesta abertura, saberemos qual é a carta regente do ciclo que se inicia (o arquétipo que estará predominando em nossas vidas) e uma série de orientações para todos os aspectos (afetivo, profissional, saúde, etc…). Nesta abertura, podemos observar as tendências de cada segmento, apontando as facilidades e/ou desafios que encontraremos nos próximos tempos.
Feliz Samhaim p todos!
Fonte : www.alquimiadacura.blogspot.com.com
Publicado por Tânia Gori
Sou Tânia Gori, mulher, mãe, professora, numeróloga, astróloga, administradora e eterna buscadora dos mistérios que permeiam a vida. Desde a infância, guiada por minha avó materna, Petronilia Moreira, iniciei-me na Bruxaria Natural aos seis anos de idade. Esse caminho sagrado se tornou o fio condutor de minha existência, levando-me ao estudo e à prática das artes mágicas, das terapias integrativas e da espiritualidade.
Minha vida é dedicada à busca por conhecimento, conectando-me às mentes criadoras espalhadas pelo planeta. Entre minhas maiores paixões está a Cozinha de Bruxa, onde transformo ingredientes naturais em alquimia culinária, unindo sabor, tradição e magia.
Como autora, escrevi três livros que inspiraram gerações de praticantes:
Bruxaria Natural – Uma escola de Magia
Bruxaria Natural II – Magia da Conquista
A Bruxa e o Cavaleiro
Minha formação é ampla e transdisciplinar:
Teologia (Faculdade Teológica e Apologética Cristã).
Ciências Contábeis (Fundação Santo André).
Reiki e sistemas energéticos: Magnified Healing, Tradicional Mikao Usui – Dentho Reiki Ryoho, Wiccan Reiki, Reiki Xamânico, Bushido, Sheichim Sekhem Reiki (The International Center of Reiki Training – Michigan, USA).
Técnicas corporais e terapêuticas: Relaxamento, concentração, dança terapia, ritmos brasileiros, oficinas de psicologia e recreação (Fitness Brasil).
Facilitadora em Atividades Bioenergéticas e Dança Circular Sagrada.
Membro da Federação Internacional de Celtic Reiki na Irlanda.
Idealizei a Bruxaria Natural como filosofia de vida no Brasil e sou hoje CEO da Casa de Bruxa, a primeira Universidade Livre Holística de São Paulo, espaço dedicado ao ensino e à prática das artes mágicas e terapias complementares. Também sou a organizadora da Convenção de Bruxas e Magos na Vila de Paranapiacaba, o maior encontro do gênero na América Latina, que reúne milhares de pessoas todos os anos.
Sou reconhecida como Doutora Honoris Causa por minha contribuição ao diálogo inter-religioso e à inclusão social, e carrego com orgulho o título de treinadora de almas, pois acredito que cada ser humano é um universo em expansão, em busca de cura, sabedoria e amor.
Hoje, além de presidir a Associação Brasileira de Bruxaria, sigo comprometida em promover a disseminação da cultura pagã, do respeito à diversidade espiritual e da consciência de que o verdadeiro caminho é aquele que conduz ao Amor sem preconceitos.
🌙 Beijos Encantados,
Tânia Gori
Ver todos os artigos de Tânia Gori