ESTUDOS COMPROVAM OS INCRÍVEIS EFEITOS DO INCENSO SOBRE O CÉREBRO
Os líderes religiosos afirmaram durante milênios que a queima de incenso faz bem para a alma. Agora, os biólogos aprenderam que é bom para os nossos cérebros também.
Uma equipe internacional de cientistas, incluindo pesquisadores da Johns Hopkins University e da Universidade Hebraica de Jerusalém, descreveram como a queima de incenso (resina da planta Boswellia) ativa canais de íons no cérebro para aliviar a ansiedade ou depressão. Isto sugere que uma classe inteiramente nova de tratamento para depressão e ansiedade pode estar bem debaixo dos nossos narizes.
“Apesar das informações decorrentes de textos antigos, constituintes de Bosweilla não haviam sido investigados como psicoativas”, disse Raphael Mechoulam, um dos co-autores do estudo de pesquisa. “Descobrimos que o acetato de incensole, um componente da resina de Boswellia, quando testado em camundongos diminuiu a ansiedade e o comportamento depressivo .”
Para determinar efeitos psicoativas do incenso, os investigadores administraram acetato incenso em ratos. Eles descobriram que o composto afetava significativamente áreas do cérebro envolvidas em emoções, bem como em circuitos nervosos que são afetados por ansiedade e depressão.
Especificamente, o acetato incenso e ativa uma proteína chamada TRPV3, que está presente no cérebro de mamíferos e também conhecida por desempenhar um papel na percepção de calor da pele.
Este estudo também fornece uma explicação biológica para práticas espirituais milenares, que têm persistido ao longo do tempo, distância, cultura, língua e religião: queimar incenso realmente traz sensações de calor e formigamento.
Namastê!
Nina Greguer
Fonte: Materiais fornecidos pelo Federation of American Societies for Experimental Biology / sciencedaily
Publicado por Tânia Gori
Sou Tânia Gori, mulher, mãe, professora, numeróloga, astróloga, administradora e eterna buscadora dos mistérios que permeiam a vida. Desde a infância, guiada por minha avó materna, Petronilia Moreira, iniciei-me na Bruxaria Natural aos seis anos de idade. Esse caminho sagrado se tornou o fio condutor de minha existência, levando-me ao estudo e à prática das artes mágicas, das terapias integrativas e da espiritualidade.
Minha vida é dedicada à busca por conhecimento, conectando-me às mentes criadoras espalhadas pelo planeta. Entre minhas maiores paixões está a Cozinha de Bruxa, onde transformo ingredientes naturais em alquimia culinária, unindo sabor, tradição e magia.
Como autora, escrevi três livros que inspiraram gerações de praticantes:
Bruxaria Natural – Uma escola de Magia
Bruxaria Natural II – Magia da Conquista
A Bruxa e o Cavaleiro
Minha formação é ampla e transdisciplinar:
Teologia (Faculdade Teológica e Apologética Cristã).
Ciências Contábeis (Fundação Santo André).
Reiki e sistemas energéticos: Magnified Healing, Tradicional Mikao Usui – Dentho Reiki Ryoho, Wiccan Reiki, Reiki Xamânico, Bushido, Sheichim Sekhem Reiki (The International Center of Reiki Training – Michigan, USA).
Técnicas corporais e terapêuticas: Relaxamento, concentração, dança terapia, ritmos brasileiros, oficinas de psicologia e recreação (Fitness Brasil).
Facilitadora em Atividades Bioenergéticas e Dança Circular Sagrada.
Membro da Federação Internacional de Celtic Reiki na Irlanda.
Idealizei a Bruxaria Natural como filosofia de vida no Brasil e sou hoje CEO da Casa de Bruxa, a primeira Universidade Livre Holística de São Paulo, espaço dedicado ao ensino e à prática das artes mágicas e terapias complementares. Também sou a organizadora da Convenção de Bruxas e Magos na Vila de Paranapiacaba, o maior encontro do gênero na América Latina, que reúne milhares de pessoas todos os anos.
Sou reconhecida como Doutora Honoris Causa por minha contribuição ao diálogo inter-religioso e à inclusão social, e carrego com orgulho o título de treinadora de almas, pois acredito que cada ser humano é um universo em expansão, em busca de cura, sabedoria e amor.
Hoje, além de presidir a Associação Brasileira de Bruxaria, sigo comprometida em promover a disseminação da cultura pagã, do respeito à diversidade espiritual e da consciência de que o verdadeiro caminho é aquele que conduz ao Amor sem preconceitos.
🌙 Beijos Encantados,
Tânia Gori
Ver todos os artigos de Tânia Gori