“O vinho tem o poder de encher a alma de toda a verdade, de todo o saber e filosofia”.
François Rabelais
A magia é composta de vários símbolos, muitos se perderam na história, mas outros continuam presentes, e entre vários que se mantem atuais, um me encanta, pela sua história, pela sua tradição, pelas várias sensações… Esse símbolo é o Vinho.
A história do vinho se confunde com a história do homem… Citado na bíblia, nos quadros e nos rituais dos Deuses Dionísio e Baco… E um símbolo forte em muitos aspectos da magia e até em nosso dia a dia.
O amante do vinho, que muitas vezes não sabe nada de ritual, faz um grande rito ao apreciar cada taça, e cada detalhe produz uma grande diferença em suas sensações e despertar um grande prazer.
Beber vinho não é apenas beber algo alcoólico, mas sim uma série de sensações, a maneira adequada de se servir o vinho para que se possa obter o máximo de prazer na sua degustação. A temperatura do vinho é um importante fator na determinação do sucesso da degustação, pois controla fatores que atuam diretamente na liberação de aromas e na percepção dos sabores.
O vinho tem vida, tem energia, é um ser vivo que respira…
Emanando seu aroma, provocando um rito de mistério, que um iniciado logo reconhece. Uma energia maravilhosa que em um ritual mágico, e trazida quanto abençoamos o vinho, firmando o amor, a harmonia, a fertilidade e a vida no circulo mágico. Beber o vinho simboliza a união com a mãe Terra, agradecer tudo que ela nos oferece.
A videira, nas religiões, euroasiáticas, é um arvore sagrada, divina e desde as mais remotas origens, tem um sentido doador de garantia da vida, vivificador, purificador. É também o símbolo da imortalidade e para ela era realizada diversos rituais dos ciclos naturais, para propiciar abundancia, a fertilidade de frutos e sua renovação anual. Também sua folha era símbolo de boa colheita e fertilidade e é com tal significado que a vemos cobrindo os órgãos sexuais nas estatuas gregas clássicas.
Dentro das tradições celtas, no termino das celebrações eram servidos vinho, com pães, carnes e frutas como símbolo de agradecimento e na civilização Sumeriana ofereciam o vinho aos deuses para atrair abundancia e felicidade.
O vinho traz a magia do tempo… Deve ser tomado com respeito… Pois como dizia Sócrates: “O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente… Ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã… Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria.”
E para terminar essa pequena reflexão sobre o vinho,deixo aqui uma receita de um Vinho da Paixão:
Em uma noite de Lua Cheia, em uma panela misture 1 garrafa de vinho tinto, duas xicaras de água mineral, 2 pitadas de noz moscada, 1 maça cortada em pedaços, 2 rosas em pétalas, 6 morangos cortados em pedaços, e mel a gosto. Deixe esquentar e sirva e tome para atrair o amor e a paixão em sua vida.
Beijos Encantados
Tânia Gori
Tânia Gori – Escritora, bruxa e idealizadora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa. Contato: http://www.taniagori.com.br
