by Tânia Gori

As Ervas e a Gestação

As Ervas e a Gestação

A Gestação é um dos momentos mais especial na vida de uma pessoa, afinal estamos carregando em nosso ventre, a semente de um novo ser, uma nova alma, uma nova energia. A gestação é um período de muita magia em nosso caminho.
E um momento em que as emoções estão a mil, e muitas vezes não sabemos como fazer o equilíbrio de tanta mudança em nosso novo caminho.
Muitas futuras mamães me procuram pra perguntar sobre quais seriam as ervas que elas poderiam usar, por isso decidi fazer esse texto de orientação, das ervas que são recomendadas nesse período.

Para prevenir a anemia sugiro o uso de alho, a partir do terceiro trimestre de Gravidez.

Uso interno: colocar 1 colher de café (0,5g) de alho em 30 ml de água, usar 1 cálice 2 vezes ao dia antes das refeições. Há suplementos à base de alho ‐ o óleo de alho.
Uso como alimento: 600 a 900mg de alho por dia (um dente de alho cru) para a promoção dos efeitos benéficos. Picar, macerar e esperar o alho por 10 minutos. No cozimento é importante não deixar o alimento escurecer. Sugestões de uso: Sardinha com alho e tomates.
Ou ainda: Suco da Beterraba – O suco da raiz da beterraba fresca é recomendado para prevenção de anemia durante a gestação. Suco: Tomar 1 xícara de suco de beterraba com limão 3x ao dia, preferencialmente, centrifugado.

Suco da Couve – O suco das folhas de couve frescas centrifugadas é recomendado para prevenção de anemia. Suco das folhas: centrifugado ou macerado com limão, laranja ou abacaxi. Tomar 1 copo de suco 2 vezes ao dia.

Para prevenir distúrbios emocionais como a depressão, minha sugestão é a Aveia – Uso como alimento: o consumo recomendado é de 3g/dia. Pode ser misturada ao leite, com sucos de frutas ou pura, no preparo de broas, biscoitos, bolos, sopas, mingaus, flocos de cereais industrializados, pães, bolos, vitaminas, frutas, granola, barras de cereais, farofa. Sugestão de uso: Bolo integral de banana.

Erva cidreira/melissa – Recomendado após o terceiro mês da gestação para ansiedade. Modo de usar: Infusão: preparar o Infuso com 1 a 3g das folhas secas em 150mL de água, tomar 35 mL do infuso, logo após o preparo, três vezes ao dia.


Rosa branca – Recomendado o uso após o terceiro mês da gestação para ansiedade e como calmante. Modo de usar: Banho terapêutico: No preparo de banhos calmantes o uso é geralmente 30g de pétalas para cada litro de água; 3 gotas de óleos essenciais podem ser adicionados ao banho.

Para auxiliar nos sintomas de constipação, sugiro a Linhaça – O uso da linhaça, como alimento, representa risco mínimo após os três primeiros meses da gestação, sendo indicado para constipação leve. No entanto, na forma de encapsulados a semente da linhaça ou o óleo podem contribuir para a redução do peso ao nascer do bebê. Uso como alimento: uma a duas colheres (sopa) de semente de linhaça triturada ou in natura. Ainda não existe um consenso sobre a quantidade ideal de consumo, o recomendado é 5 a 50g/dia.

Ameixeira – Recomenda‐se o uso da ameixa para prisão de ventre como laxante. Uso como alimento: o fruto maduro pode ser consumido in natura, em salada de frutas, sucos, vitaminas, sobremesas ou pode‐se fazer geleias. Sugere‐se comer 1 a 2 frutas frescas 30minutos antes das principais refeições ou 3 frutas secas maceradas em água por 12horas e fervida por 3 minutos, tomadas em jejum.

Sugestão de uso: Receita de suco laxativo: Ingredientes: ‐ Suco de 1 laranja, sem coar, 1 fatia média de mamão, 1 colher (sobremesa) de linhaça ou farelo de aveia, 3 ameixas pretas sem caroço (hidratadas em água). Modo de preparo: Hidrate a ameixa seca em água, até que fique macia. Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma de preferência no período da manhã.

Banana – A banana bem madura é recomendada para constipação intestinal. Uso como alimento: consumido ao natural em jejum.
– Docinho de amendoim com banana
– Mousse de abacate com cacau e banana
– Bolo integral de banana

Para cuidar e prevenir o aparecimento de Edema : Castanha da índia – O uso de castanha da índia durante a gestação apresenta risco mínimo. Modo de usar: Cápsulas: É recomendado o uso de cápsulas de 240‐290mg de extrato de Castanha da Índia, nos casos de edema nas pernas atribuído a insuficiência venosa induzida pela gravidez. Tintura: 3 a 12mL de tintura divididas em 2 ou 3 tomadas diárias, diluída em água. Decocção: 1g da semente da planta seca em 150mL de água. Tomar 1 xícara 3x ao dia.

Para infecção urinaria – Cranberry – Prevenção e tratamento de Infecção urinária; Antioxidante; Anemia, para aumentar a absorção de vitamina B12.


Para cuidar da Pele e das cicatrizes: Babosa: – O gel desta poderosa planta quando passado na pele alivia a dermatite, cicatriza rapidamente, acalma as queimaduras, etc… Nem as crianças nem as grávidas devem ingeri-lo, porque funciona como diurético e provoca contrações.


Calêndula: Uma pomada elaborada com esta planta alivia as varizes quando estão no inicio. Nunca beba a infusão, pois afeta o útero.

Espero ter ajudado. Desejo a todas as futuras mamães um bom parto… e para isso deixo aqui a oração do bom parto .

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus,
fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio
não sofrestes os incômodos da maternidade, nem no tempo da gravidez, nem no parto;
mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães
que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto.
Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas.
Dai-me a graça de ter um parto feliz! Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito.
Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo,
o caminho que o vosso Filho Jesus traçou para toda a humanidade, o caminho do bem.
Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila, porque já sinto
a vossa maternal proteção.
Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!

Beijos Encantados
Tânia Gori

Sugestão de Leitura : Herbologia Mágica – A cura pela natureza com base na Fitoterapia & Botanica Oculta . Para adquirir basta clicar no link : https://www.clubedasbruxas.com.br/pre-lancamento-herbologia-magica-a-cura-pela-natureza-com-base-na-fitoterapia-botanica-oculta

Tagged as: , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: