by Tânia Gori

Cravo – A Erva Afrodisíaca e de Proteção

  • Cravo

Nome popular: Craveiro, cravina-dos-jardins, cravina-do-poeta, cravo, cravo-bordado, cravo-mimoso.

Nome científico: Dianthus caryophyllus

Astro: Sol

Deidades: Marte, Quíron e Zeus

Elemento: Fogo

Gênero: Masculino

Partes da planta a serem usadas: Sementes e flores

Função terapêutica: Além de sudorífero e tônico, é usado para afecções do peito, dores de cabeça, paralisia das pernas e tonturas.

Contraindicação: Não encontrada na bibliografia pesquisada.

Função mágica: Seu poder está ligado à proteção e à saúde e seu aroma é altamente afrodisíaco, excitante e expectorante. Se tiver um convalescente em casa, ponha alguns cravos em sua cabeceira para energizá-lo e apressar seu restabelecimento. Alguns cravos dentro de um pequeno saco de veludo preto servem de poderoso amuleto contra doenças e mau-olhado.

Habitat e cultivo: Planta herbácea vivaz e pluriflora de até 01 m de altura. As folhas são lineares, grossas e compridas, e as flores têm cores variadas, como branco, amarelo, rosa e vermelho. 

Origem, história e lendas da planta: Provavelmente nativo da região do Mediterrâneo, na Europa, e aclimatado no Brasil. O cravo (Dianthus caryophyllus), flor do craveiro, é muito cultivado como ornamental, para o comércio de flores e para extração do óleo essencial das pétalas para uso em perfumaria. Durante a Inquisição, as bruxas carregavam cravos junto ao corpo para se protegerem da captura, da prisão, do enforcamento e da fogueira. Nas zonas rurais da Inglaterra, as pétalas das flores do cravo são embebidas no vinho.

O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é o botão da flor do craveiro-da-índia. O craveiro-da-índia é uma árvore de até 15 m de altura, com madeira de excelente qualidade, originário das ilhas Molucas, Indonésia. Ele foi levado da Indonésia para a China, depois para a Índia e, de lá, para a Europa e Américas. Ele é conhecido como cravinho, cravo-aromático, cravo-de-cabecinha e giroflê. Além de ser uma especiaria usada como condimento desde a antiguidade, o cravo-da-índia é antisséptico, alivia a náusea e a dor de dente e é aromatizante de incensos. Dele se extrai um óleo que é bastante utilizado em odontologia, farmácia e perfumaria. No início do século XVI, ele era uma das especiarias mais valorizadas no mercado, pois 01 k de cravo-da-índia equivalia a 07 g de ouro. Ele tem a função mágica de purificar os ambientes, equilibrar todos os chacras, despertar a força interior e a espiritualidade, desenvolver a sensualidade e abrir os caminhos da atração.

Ao mesmo vocábulo cravo prendem-se os sentidos dados ao cravo de cravar; ao cravo, instrumento musical; ao calo, à espinha, à acne; à flor do craveiro; à semente aromática da Índia. A palavra cravo, com sentido de cravo de cravar, como o prego, já existia no século XIII. O cravo, botão da flor do craveiro-da-índia, se tornou conhecido como cravo por ser uma especiaria com formato semelhante ao do cravo ou prego de cravar. O cravo, flor do craveiro, passou a se chamar cravo por ter perfume semelhante ao cravo, especiaria. O cravo, especiaria, passou a se chamar cravo-da-índia a partir do momento em que o cravo, flor, se tornou popular.

Aplicação na culinária: As pétalas frescas servem para aromatizar compotas, saladas e vinhos, e as pétalas cristalizadas são usadas para acompanhar sobremesas.

Receitas encantadas

Chá para atrair dinheiro

1/2 litro de água mineral

01 cálice de cravo-da-índia

02 cálices de cedro

01 cálice de endro

01 cálice de pimenta-da-jamaica

Ferva todos os ingredientes em dia de Lua crescente. Quando amornar, beba o chá visualizando apenas dinheiro. 

Incenso para afastar mau-olhado

02 partes de benjoim

01 parte de cravo seco

01 parte de sálvia

Queime para trazer harmonia para você e para a sua casa.

Poção da paixão

01 colher de chá de canela em pó

01 colher de chá de cravo-da-índia em pó

01 colher de sopa de raiz de mandrágora em pó

01 colher de chá de pétalas de rosas

10 gotas de óleo de rosas

Em noite de Lua cheia, misture todos os ingredientes na água. Salpique algumas gotas no lugar onde você vai passar ou vai dormir, enquanto repete estas palavras: Mandrágora e cravo, coração de uma rosa, onde esta poção eu pingar, uma doce paixão crescerá!

Toque da bruxa

Dianthus > dianto > que apresenta duas flores de forte fragrância,foi o nome que os gregos deram ao cravo porque o consideravam divino e o usavam para confeccionar coroas e grinaldas para os festivais. Diz-se que a variedade de cravos amarelos simboliza a rejeição e o desprezo, enquanto que em alguns países a variedade de cravos vermelhos simboliza a liberdade.

Texto e pesquisa da escritora e pesquisadora Tânia Gori.

Tagged as: , , , , , , ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: