Poções & Encantos by Tânia Gori

Ervas Mágicas : Girassol

Reflexão do Agora

producao-girassol

Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo evitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

As sementes de girassol possuem benefícios para a saúde, são extremamente nutritivas e podem auxiliar inclusive no processo de emagrecimento. Elas podem ser usadas para o preparo do chá, torradas como aperitivos ou, ainda, podem ser usadas para extrair o óleo, que vem a ser usado no preparo de alimentos e nos cremes de hidratação. Confira os benefícios e aprenda a fazer o chá das sementes.

Propriedades e benefícios

Ricas em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), consideradas as gorduras saudáveis e essenciais, as sementes de girassol são uma excelente fonte de energia, já que também são ricas em ácidos graxos essenciais. São responsáveis ainda por promover a saúde cardiovascular, sendo eficazes na prevenção de doenças como derrame e infarto.

 girassol1

A presença de vitamina B em grande quantidade faz com que a semente possua muitos benefícios ainda para o bem estar psicológico, além da vitamina B1 que ajuda a manter o cérebro alerta mesmo em situações de estresse. As gorduras poli-insaturadas atuam na redução do colesterol ruim, além de agirem como antioxidantes que são essenciais para a formação e recuperação muscular.

A vitamina E, também abundante na semente de girassol, é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce. Os fitoesteróides, compostos que possuem estrutura química semelhante ao colesterol bom, ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim, além de aumentar a resposta imunológica e diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.

O consumo regular das sementes estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos de forma a controlar a pressão arterial. Por ser rica em magnésio, a semente do girassol ajuda ainda a combater a dor muscular, fadiga, câimbra e enxaqueca, pois essas podem ser causadas pela deficiência do mineral no organismo.

Chá de sementes de girassol

Uma forma de aproveitar os benefícios das sementes de girassol, é por meio de seu chá. Para o preparo, você vai precisar de duas colheres de sopa de girassol torradas e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as sementes e leve ao fogo, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e tampe, aguardando amornar. Em seguida coe e consuma até quatro xícaras no decorrer do dia.

Óleo de girassol e seus benefícios

O óleo feito com as sementes de girassol pode ser uma boa opção para quem procura emagrecer e está de dieta. Isso acontece porque ele é capaz de inibir a enzima LPL, que é responsável pela transferência da gordura circulante no sangue para as células adiposas, obrigando o organismo a utilizar o estoque de energia existente como fonte principal.

Além disso, o óleo pode ser usado para trazer mais saúde para a pele, sendo muito usado em hidratantes para peles sensíveis de crianças e bebês, além de massagens. Pode ser aplicado na pele e nos cabelos na forma de óleo essencial.

Flor de Girassol na Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.

Tagged as: , , ,

Categorised in: Bate Papo com a Bruxa, Botânica Oculta

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: