Poções & Encantos by Tânia Gori

Celebrando o Dia de Santo Antonio

Reflexão do Agora

santo antonio

Você sabia que o verdadeiro nome de Santo Antônio é Fernando Martins de Bulhões, e que ele nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195.

Amigo de São Francisco de Assis se tornou professor de Teologia, e por ser um profundo conhecedor dos textos doutrinários, se tornou doutor da igreja pelo papa Pio XII.

São considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é padroeiro de Portugal, e é invocado para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios, para conseguir casamento.  É um dos santos honrados nas popularíssimas Festas Juninas e diversos costumes folclóricos estão ligados ao santo. a título de exemplo, no Brasil moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arrumam casamento; uma prece especial, os “responsos”, são feitas para que ele ajude a encontrar objetos perdidos; no dia de sua festa muitas igrejas distribuem um pão especialmente abençoado, os “pãezinhos de Santo Antônio”, que deve ser guardado em uma lata de mantimentos para que não falte alimento na casa.

É homenageado com uma fogueira de formato quadrangular, isto é, sua base é um quadrado, popularmente chamado de chiqueirinho.

Sua fama de casamenteiro começou por volta de 1790, em Portugal. Em um momento de nervosismo, uma moça pegou a imagem de Santo Antônio e jogou pela janela de sua casa. A imagem acertou a cabeça de um rapaz, que foi atendido pela família da moça. Os dois acabaram se conhecendo, se apaixonaram e casaram.

No costume popular, dia 13 de Junho, é o dia das Simpatias para Santo Antônio… Vamos a algumas mais comuns, por favor, não maltrate o Santo Antonio….

  • Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir  quem será o futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
  • Na noite do dia 12 de Junho, pegue uma vela branca nova e escreva na vela, com um palito de dente, o seu nome completo e o nome da pessoa em questão. Passe a vela no mel e depois acenda-a sobre um pires branco. Depois de alguns dias, essa pessoa especial virá ter com você;
  • No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor;
  • Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar ao relento, na véspera do dia de Santo Antonio. Peça tudo o que deseja a nivel de realização afetiva. No dia seguinte, passar a água: nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.
  • Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coraçao. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto estiver contando, faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração  de uma pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.
  • – Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele  que anda sozinho e que em minha companhia será feliz.
  • Ponha a imagem do Santo Antonio ao lado de sua cama, durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o seu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel. Conhecerá rapidamente uma pessoa  especial.
  • Amarre 7 fitas coloridas numa estatua de Sto. Antônio, guarde-a no seu guarda-roupa, de cabeça para baixo. Prometa que quando tudo estiver bem, você liberta o Santo
  • – No dia de Santo Antônio, em uma festa junina, coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira.  O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando será o nome do seu futuro marido.
  • – Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formará a letra do nome do futuro amor.
  •  No dia de Santo Antônio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.
  • – Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem, pegue uma e ofereça a Santo Antônio.
  • – Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.
  • – Para descobrir se falta muitos anos para casar, no dia 12 de Junho á meia-noite (na véspera do dia de Santo António) amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo. Pergunte  então a Santo António, quantos anos faltam para você se casar. O número de batidas no copo informará quantos anos ainda faltam para o grande dia.
  • -No dia de Santo António, a 13 de Junho, coloque 2 agulhas iguais  dentro de uma bacia com água, com 2 colheres de açúcar.  No dia seguinte veja como  estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.

Beijos Encantados

Tânia Gori

Advertisements

Tagged as: ,

Gratidão pelo seu comentário ... Estarei respondendo assim que possível... Beijos Encantados ... Tânia Gori

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

(11) 4994.4327
Segunda a Sexta : Das 10h as 22h
Sábado : Das 10h as 17h
Domingos : Ligar para verificação de quais estaremos funcionando.
%d bloggers like this: